Turma 71



JULHO

SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, QUERIDOS ALUNOS:

    INFORMAMOS QUE DIA 02/07, QUINTA-FEIRA, FAREMOS A ENTREGA DAS ATIVIDADES IMPRESSAS DA 2ª QUINZENA DE JUNHO E DAS ATIVIDADES IMPRESSAS DA 1ª QUINZENA DE JULHO.

HORÁRIOS:
TURMAS DA MANHÃ (1º AO 9º ANOS) – DAS 8H30MIN ÀS 12H

TURMAS DA TARDE (1º AO 9º ANOS) – DAS 13H30MIN ÀS 17H

* Neste dia, as atividades da 1ª quinzena de Junho devem ser entregues, realizadas.

*Alunos que ainda não entregaram os cadernos para os professores corrigirem, devem trazê-los.

ATENÇÃO: A ENTRADA NA ESCOLA SÓ SERÁ PERMITIDA COM O USO DE MÁSCARA E SOMENTE UMA PESSOA POR FAMÍLIA.


                                                                                                               A Direção








JUNHO:



SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, QUERIDOS ALUNOS:

   INFORMAMOS QUE A PARTIR DO MÊS DE JUNHO AS ATIVIDADES ESCOLARES SERÃO ENTREGUES QUINZENALMENTE, IMPRESSAS PARA TODOS OS ALUNOS.

   NOS DIAS 09 E 10/06, TERÇA-FEIRA E QUARTA-FEIRA DESTA SEMANA, FIZEMOS A ENTREGA DAS ATIVIDADES IMPRESSAS DA PRIMEIRA QUINZENA DE JUNHO, BEM COMO, RECOLHEMOS OS CADERNOS DE NOSSOS ALUNOS A FIM DE AVALIAR O QUE FOI FEITO POR ELES NESTAS NOVE SEMANAS DE AULAS POSTADAS AQUI NO BLOG.  ESTAS INFORMAÇÕES FORAM COLOCADAS NOS GRUPOS DE WHATSHAPP DAS TURMAS (DE 5º AO 9º ANOS) E TAMBÉM EM NOSSA PÁGINA OFICIAL.

   PARA AQUELES PAIS E/OU RESPONSÁVEIS QUE NÃO PUDERAM COMPARECER NA ESCOLA NOS DIAS MARCADOS, INFORMAMOS QUE NA TERÇA-FEIRA E NA QUINTA-FEIRA DA PRÓXIMA SEMANA (DIAS 16 E 18/06) A ESCOLA ESTARÁ ABERTA – DAS 8H ÀS 12H E DAS 13H30MIN ÀS 17H PARA ATENDÊ-LOS.

                                                                                                                
        A DIREÇÃO






SEMANA DE 30/03 A 03/04

ATIVIDADES DE GEOGRAFIA

1- Analise as afirmativas sobre a posição geográfica do Brasil e marque V para (verdadeiro) e F para as (falsas).
5-Em que estado do Brasil está localizado o ponto mais extremo leste do país?
6-Em que estado do Brasil está localizado o ponto do extremo sul do país?
7-Em que estado do Brasil está localizado o ponto extremo do oeste do país?




                   Atividade 1 - Matemática - Semana do dia 30/03 a 03/04 

                                                                     Olá pessoal!
               Teremos que ficar mais alguns dias afastados, desta forma solicito que copiem as atividades de matemática no caderno e as resolvam. Iremos conferir no retorno... Fiquem bem, comportem-se, respeitando a quarentena  para voltarmos o mais breve possível... Beijos... Profª Tati






ATIVIDADE 1 DE LÍNGUA INGLESA




Hey guys, how are you today? Ei pessoal, como vocês estão hoje?



Vamos continuar a revisão das nossas primeiras aulas. As tarefas deverão ser realizadas no caderno (não é necessário copiar os desenhos, mas o resto das atividades tem que ser feito no caderno sim). Sugiro que numerem as imagens para que consigam realizar as atividades de forma organizada no caderno. Ex.: Imagem 1- Mulher Maravilha. Imagem 2 - Super Heróis...

Qualquer dúvida estarei à disposição no grupo da turma sempre que possível.

Kisses!
Teacher Litti.




CIÊNCIAS
MÁQUINAS SIMPLES, COMPLEXAS E TECNOLOGIAS

Alunos meus lindos! As atividades aqui serão para darmos continuidade ao nosso conteúdo.
A partir do conceito atual sobre máquinas simples e viagem ao mundo tecnológico, a evolução das máquinas e utensílios para facilitar o dia a dia do homem. Assim, usando menos a força física PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO. Realizem o que está sendo pedido abaixo, quem tiver impressora pode colar as folhas no caderno, quem não tiver, copiar as atividades.



1) FAÇA UMA LINHA DO TEMPO COM TODOS OS ACONTECIMENTOS RELACIONADOS COM O CONTEÚDO, OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS DESDE AS MÁQUINAS SIMPLES ATÉ AS MAIS COMPLEXAS.


-_________________________________________________________
PRÉ HISTÓRIA 1800 1900 2000 2010 2020

IDENTIFIQUE AS DESCOBERTAS ENTRE ESSA LINHA DO TEMPO.


2) CONSTRUIR EM CASA UMA ENGENHOCA QUE SERVIRÁ PARA ALGUMA UTILIDADE DO SEU DIA A DIA.
FAÇA UM ROTEIRO, COM DADOS, MATERIAIS QUE UTILIZOU, O QUE ELA FAZ. MONTE UM ÁLBUM COM 4 FOTOS DA FASE DE CONSTRUÇÃO. PODE PEDIR AJUDA PARA OS FAMILIARES.
Atividade de Língua Portuguesa 






Turma 71

Arte/Professora Juliana Amaral

©   Atividade com materiais de sucata:
-Embalagem de presente com caixa de leite-

Link da atividade:


   ©   Escolher qualquer tipo de papel para encapar a caixinha (jornal, papel pardo, papel de presente...) ou até mesmo tecido.
  ©  Também poderá ser feita sem que haja a aba de fechamento, sendo substituída por alças como sacola.
  ©  A ornamentação fica à critério de cada aluno, dependendo dos materiais disponíveis em casa.



Queridos alunos ..., postarei atividades de História para que vocês possam fazer durante este período de isolamento social. Copiem no caderno, quem tiver como imprimir poderá fazer a impressão e colar no caderno. As correções serão realizadas quando retornarmos.

                                                                                                                                        
                                                                                                                                          Prof° Adriana

Império Bizantino

v   O código de Justiniano influenciou as normas jurídicas de muitos países, inclusive do Brasil. Leia os textos a seguir e, depois, responda às questões.

Código de Justiniano

·         Ninguém sofrerá penalidade pelo que pensa.
·         Ninguém pode ser retirado à força de sua própria casa.
·         Nada que não se permita ao acusado deve ser permitido ao acusador.

JUSTINIANO, Código de Leis. Apud: SÃO PAULO(Estado).
Secretaria de Educação. Coordenadoriade Estudos e Normas
Pedagógicas. Coletâneade documentos históricospara o 1° grau:
5° a 8° séries. São Paulo: SE/CENP, 1979. p. 67.

Legislação brasileira atual

Art. 5º. § VIII.

Ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política [...].

Art. 5º. § LV.

LV. [...] aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa [...].

Art. 5º § XI.

XI. a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento de morador [...].

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa
do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988. art. 5º, VIII, XI e LV.
03/constituição/constituição.htm

a)      Que direitos os artigos do Código de Justiniano estabelecem?

b)     E os trechos da Constituição do Brasil estabelecem quais direitos?

c)      Quais as semelhanças entre os dois códigos de leis? Aponte quais normas do Código de Justiniano correspondem aos trechos da legislação brasileira atual?


v    Faça as contas: o Império Bizantino teve início no século V e foi conquistado em 1453. Por cerca de quantos séculos esse império existiu?

v    Existem várias diferenças entre católicos, muçulmanos, budistas e membros de outras religiões. Considerando isso, o que significa tolerância religiosa para você?

Sobre o Império Bizantino, complete o quadro:


Império Bizantino

Papel da mulher



Religiosidade



Cultura



Literatura



Educação



Arquitetura




                  

                          EDUCAÇÃO FÍSICA

                                    Professora MADELON




              Olá pessoal, conforme conversamos em aula, falei da necessidade de todos iniciarem um treinamento físico para entrarmos em forma e termos melhores condições para a prática de esportes...ok?!!
              Então bóra lá se mexer!!!💪💪💪
 






ENSINO RELIGIOSO / Prof° Adriana


Em pleno século XXI, com o progresso tecnológico abrindo portas e mais portas para o futuro, a humanidade está, de novo, diante do avanço de um inimigo antigo e recorrente: um micr­organismo capaz de se propagar rapidamente pelo planeta, deixando um rastro de enfermidade e morte por onde passa. Originária da China, nesta sua nova e altamente contagiosa versão, uma cepa mutante do coronavírus da pneumonia desencadeou em dose maciça a contrapartida natural desse tipo de ameaça: o medo do vírus.


Você sabe dizer qual a diferença entre esses conceitos?

Endemias



Epidemias



Pandemias



·                   Pesquise sobre o novocoronavirus e relacione (cite e comente) outras pandemias que já ocorreram na história.

         




SEMANA DE 06 A 10 DE ABRIL:


TIVIDADES DE GEOGRAFIA 

A) OS ALUNOS DEVERÃO IMPRIMIR O MAPA DO RELEVO DO BRASIL OU CONFECCIONAR EM SEU CADERNO.

B) OS ALUNOS DEVERÃO FAZER UMA LEGENDA PARA IDENTIFICAR AS CORES  .

O relevo Brasileiro

    O relevo brasileiro é caracterizado por baixas  e médias altitudes.As formas de relevo predominantes são os planaltos e as depressões.Ambos ocupam cerca de 95% do território, enquanto as planícies ocupam 5%.
         As principais unidades de relvo que aparecem são :planalto, planície e depressão.



 ------------------------------------------------------------------------------------

Atividades de matemática referente a semana do dia 06/04 a 10/04

Olá alunos!
Está sendo enviando um link para assistirem um vídeo no youtube sobre FRAÇÕES.
       Solicito que copiem as atividades no caderno e as resolvam. Não esqueçam de deixar os cálculos organizados. Quando retornarmos faremos as devidas correções. Fiquem bem! Um abraço: Profª Tati
           











SEGUNDA ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA


Hey guys! What's up? Oi pessoal! Como estão?

Essa semana tentei escolher uma atividade que envolve vocabulário. FAMÍLIA!
 É muito simples e vocês podem consultar o dicionário caso tenham alguma dúvida sobre os membros da família em inglês.
Se conseguirem imprimir não tem problema, se não der para imprimir vocês podem copiar no caderno.
Semana que vem colocarei a continuação desta mesma atividade okay?

Kisses, teacher Litti 😊💗




HISTÓRIA – 71
                                                          Profª Adriana

Atividades

1.  Istambul, antiga Constantinopla, é um lugar onde há uma mescla de elementos tradicionais e modernos, ocidentais e orientais. Devido a essa riqueza cultural, a cidade é visitada por muitos turistas.

v Imagine que você irá viajar para Istambul. Siga o roteiro:

·        Pesquise informações sobre a cidade de Istambul (comidas, monumentos, museus, igrejas, parques, etc.) na internet, em revistas, em guias turísticos,...

·        Escolha um local que você considere historicamente importante.

·        Selecione informações sobre esse local.

·        Elabore no caderno uma apresentação desse local com imagens ou desenhos.

·        Crie legendas para as imagens ou desenhos com diversas informações que expliquem a relevância histórica delas.

2.  Foi somente no século VI, durante o governo Justiniano (527 – 565), que o Império Bizantino se tornou bem estruturado e se expandiu. Nesse período, forças bizantinas promoveram diversas campanhas militares e enfrentaram povos como os germanos, os persas e os eslavos para reconquistar territórios que anteriormente haviam pertencido ao Império Romano. Essas guerras trouxeram despesas. Era preciso pagar os soldados, fornecer armas para o exército e garantir o abastecimento das tropas. Para cobrir esses gastos, os governantes cobravam impostos da população.

Observando o mapa, responda:



a)    Quais territórios foram retomados pelos bizantinos no século VI?


b)    Nessa época, em quais continentes o Império Bizantino tinha territórios?




22ª ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESAdade de Português






                                        Turma 71      


Arte/Professora Juliana Amaral





Copie em uma folha, responda e cole no Portfólio:

1-Quando falamos em “pintura de paisagem”, quais imagens vêm à sua mente?

2-Observe a pintura. Quais elementos presentes nela você relaciona com a sua ideia de pintura de paisagem?



         Essa pintura é de autoria do artista plástico brasileiro Alberto da Veiga Guignard; nela, realidade e fantasia parecem se integrar à paisagem, e até o limite entre o céu e terra parece estar diluído.
         Mesmo que a pintura tenha sido inspirada nas paisagens de Minas Gerais, o artista representa no quadro a sua percepção imaginária de paisagem. Guignard organiza os elementos da pintura de forma a despertar em quem a observa uma visão que pode remeter em um sonho ou uma fantasia.


 Copie em uma folha, responda e cole no Portfólio:

    1-   Como é a paisagem do local onde vive? Você a conhece bem?

    2-   Você mudaria algo nessa paisagem? O quê? Por quê?


CIÊNCIAS – 7ª ANOS PROFª Giceli

COMO FOI VISTO, AS MÁQUINAS SIMPLES E COMPLEXAS PRECISAVAM DE ENERGIA PARA SEU FUNCIONAMENTO, A UTILIDADE DESSAS MÁQUINAS SÃO PARA DIMINUIR A FORÇA FÍSICA DOS SERES HUMANOS .
NOSSO CORPO TAMBÉM É UMA MÁQUINA, SENDO NECESSÁRIO ENERGIA PARA SEU FUNCIONAMENTO, MAS DE ONDE VEM ESSA ENERGIA? AS MACROMOLÉCULAS. Lembram o que são moléculas?
Conteúdo dado ano passado - 6º ano.

Preencha o quadro abaixo: ( informações podem ser pesquisadas no Google)

CARBOIDRATOS



QUEM SÃO?
FUNÇÃO NO ORGANISMO? EM EXCESSO CAUSA? NA FALTA CAUSA? QUANTAS PORÇÕES VOCÊ COME NO DIA?
PROTEÍNAS













LIPÍDIOS













VITAMINAS













ÁGUA















SUGESTÃO: FILME - UMA PROVA DE AMOR  -                                             BEIJOSS








EDUCAÇÃO FÍSICA                                         




              Professora MADELON




                   Olá pessoal, como se saíram na semana passada???
                   Espero que tenham conseguido fazer todos os exercícios e que estejam ansiosos para fazer muito mais...😃😃😃
                   Então a idéia agora é que vcs se dediquem mais um pouco, então vamos nessa???
                    Bóra lá se mexer!!!😊😊😊












SEMANA DE 13 A 17 DE ABRIL:






3ª AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA     














Atividades de matemática: Semana do dia 13 a 17/04

Olá alunos!
Solicito que copiem e resolvam todas as atividades no caderno, e assim que retornarmos faremos as devidas correções. Bom trabalho e fiquem em casa!
Abraço:  Profª Tati


Ø Lembrando o conceito de Múltiplos...







Turma 71

Arte/Professora Juliana Amaral



Família Falcote



         Jerri e Taise são um casal de cartunistas que trabalham o uso do desenho cartum com um método onde usam letras, números e figuras geométricas!




CARTUM: Desenho humorístico.


*Há alguns anos eles estiveram visitando a Escola Thomaz e fizeram um desenho para mim:







Atividade: Desenhando um Minions


   ·  Você vai precisar apenas de papel e lápis para realizar esta atividade.


      LinK:





CIÊNCIAS – 7ª ANOS   14/04                                      PROFª Giceli



Como podemos ver, nosso corpo necessita de ingredientes para seu funcionamento, os alimentos que ingerimos diariamente junto com a aguá, fazem todo esse processo acontecer. Quando não ingerimos substâncias necessárias, nosso corpo e nosso sistema imunológico logo responde. Vamos ver de que maneira essas respostas ficam visíveis.



Podemos classificar as vitaminas de acordo com a solubilidade em hidrossolúveis ou lipossolúveis.

Vitaminas hidrossolúveis

Nos seres humanos encontramos 9 vitaminas lipossolúveis: oito tipos de vitamina B e a vitamina C.

Por serem solúveis em água, elas são absorvidas no intestino, utilizadas no sistema circulatório e o excesso é excretado pela urina com maior facilidade pelo organismo e, por isso, devem estar presente frequentemente na alimentação para reposição constante.

Vitaminas lipossolúveis

São aquelas vitaminas que só podem ser solubilizadas em lipídeos, ou seja, são insolúveis em água. Dentre os 13 tipos de vitaminas presentes nos seres humanos, quatro delas são hidrossolúveis: vitaminas A, D, E e K.





Preencha a tabela abaixo.

Pesquisa pode ser feita na internet.


VITAMINAS SOLUBILIDADE FUNÇÕES DEFICIÊNCIAS EXCESSO FONTES ALIMENTARES
B1









B2









B3









B5









B6









B7









B9









B12









A









C









D









E









K












SUGESTÃO: FILME – TUDO E TODAS AS COISAS







TERCEIRA ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA








Good afternoon everybody! 

Essa semana teremos a continuação da atividade da semana passada, sobre membros da família.

Quero que copiem tudo no caderno okay?

Qualquer dúvida estarei à disposição assim que possível.



Kisses, teacher Litti 😘😘😘






ENSINO RELIGIOSO – 71
Profª Adriana

O que é Riqueza e Pobreza

    Um dia, um pai de família rica levou seu filho para viajar para o interior com o firme propósito de mostrar quanto as pessoas podem ser pobres.
    Eles passaram um dia e uma noite na fazenda de uma família muito pobre.
    Quando retornaram da viagem, o pai perguntou ao filho:
    “- Como foi a viagem?”                         
    “- Muito boa, Papai!”
    “- Você viu como as pessoas podem ser pobres?”
    “- Sim.” Respondeu o menino.
    “- E o que você aprendeu?”, o pai perguntou.
    O filho respondeu:
    “- Eu vi que nós temos um cachorro em casa, e eles têm quatro.
Nós temos uma piscina que alcança o meio do jardim; eles têm um riacho que não tem fim.
Nós temos uma varanda coberta e iluminada com luz, eles têm um céu imenso com as estrelas e a lua.
Nosso quintal vai até o portão de entrada, eles têm uma floresta inteira.”
    O pequeno garoto estava acabando de responder quando seu pai ficou estupefato pelo que o filho acrescentou:
    “- Obrigado, pai, por me mostrar o quanto nós somos pobres…”.

Disponível em: <http://www.reflexaodevida.com.br/>

1) Perceba que o texto se constrói por meio da oposição de pensamentos, no que se refere à definição de riqueza e pobreza. O que o menino entendia por esses conceitos? E você como entende a pobreza?

2) “Nós temos” e “Eles têm” se repetem ao longo do texto na construção da oposição mencionada na questão anterior. Identifique a que se referem os termos destacados abaixo:

Nós temos


Eles têm





HISTÓRIA – 71

Profª Adriana

1.   Leia o texto a seguir, escrito por São Gregório Magno, no século VI.

Por toda parte nós só vemos luto, só escutamos suspiros. Roma, outrora senhora do mundo, curva-se sob indizível dor, sob o assalto dos bárbaros, sob a ruína de seus monumentos. Onde está o senado? Onde está o povo? As glórias do mundo foram aniquiladas; resta apenas uma multidão miserável, exposta, todos os dias, ao gládio dos bárbaros. Que foi feito da glória de Roma? Que foi feito do seu orgulho? O senado desapareceu, o povo pereceu, a cidade desaba sobre si mesma.

SÃO GREGÓRIO. Homilias II, 6. In: São Paulo,
 Secretaria de Estado da Educação. Coletânea de documentos
 históricos para o 1º grau: 5º a 8° séries.
São Paulo: SE/CENP,1978. p. 69.

a)  Que acontecimentos o texto relata?

b)  Como os acontecimentos são descritos pelo autor?

c)   Pesquise alguns dados da biografia do autor.

d)  Em sua opinião, a identidade do autor pode ter influenciado a maneira como ele descreve os fatos? 

2.  Cite quais as principais razões do fim do Império Bizantino? 






EDUCAÇÃO FÍSICA                                         

                           Professora MADELON


Olá pessoal, como foram de Páscoa???
Espero que sem excessos de chocolate???😱
Como foram com a aula passada, conseguiram fazer tudo??
      Bom, então essa semana vamos mudar o foco e tentar relaxar.
      Yoga pode até parecer um pouco monótono e parado,mas também é de grande dificuldade tanto para se equilibrar quanto para se concentrar e respirar ao mesmo tempo.
      Quero ver quem vai conseguir???

      BÓRA LÁ SE ESTICARRRRR!!!🙋🙆











                   


SEMANA DE 20 A 24 DE ABRIL:




 4ª aula de Geografia  - Profª Carla Oliveira


                           semana do dia 20.04 a 24.04



  Olá meus queridos  , saudades , mas logo  logo com certeza estaremos juntos.....



       Nossa atividade desta semana está relacionada com a aula anterior , da semana passada  que abordou sobre o AS FORMAS DE RELEVO  E O RELEVO BRASILEIRO.

              O aluno deverá fazer em uma folha de ofício uma mapa mental sobre o assunto citado acima.Esta atividade deverá ser entregue após   o retorno das nossas aulas presenciais .Abaixo segue um modelo ,mas não é para o aluno fazer igual ao do exemplo.




















4ª aula de Língua Portuguesa



Bom dia. Uma ótima semana a todos.




Ø  O aluno deverá copiar e responder as questões no caderno.




Ø  Escolha um dos livros da pasta de leitura que está no blog para responder as questões abaixo:







1)Nome do livro:





2) Nome do(a) autor(a)





3) Cite os personagens principais da história:





4) Descreva – os fisicamente e psicologicamente.




5) Comprove as características físicas e psicológicas dos personagens principais com exemplos do livro. ( Copie uma parte da história que mostre as características do personagem).





6) Cite os personagens secundários da história.





7) Escreva as características físicas e psicológicas dos personagens secundários.




8) Onde a história aconteceu? Dê exemplos do livro.





9) Qual a mensagem que o livro passou para você?





10) De todos os personagens da história, com quem você se parece mais? Comente.





11) Que outro título você daria para o livro lido? Comente.





12) Faça um resumo da história. Faça parágrafos pequenos. Não copie o resumo do final do livro, bem como da internet.


Ø   Colocar o título.


Ø  No resumo de livros, não devem aparecer diálogos, descrições detalhadas, cenas ou personagens secundárias. Somente as personagens, os ambientes e a as ações mais importantes devem ser registradas.


Ø  Também não pode aparecer diálogo no resumo.


Ø  (Cuidar o tempo de verbo no resumo: presente, pretérito ou futuro).









Turma 71



Arte/Professora Juliana Amaral





Assista ao vídeo:





Atividade: 

Confeccionando tintas naturais

           Misture cola e água com um pouco de pó de café (pigmento natural). Faça isto em três pratos pequenos. Em cada prato, acrescente um pouco mais de água para que possa obter três tons diferentes da mesma cor.
           Agora desenhe/pinte em uma folha utilizando os três tons (cole no Portfólio).



CIÊNCIAS – 7ª ANOS PROFª GICELI 21/04

Como podemos ver, nosso corpo necessita de energia para seu funcionamento, os alimentos que ingerimos diariamente são nossa fonte de energia. Diante disso, vamos entender como acontece esse processo de transformação de energia, afinal, o que é ENERGIA?


1) Pesquise os conceitos das palavras abaixo:
a) energia;
b) calor;
c) temperatura;
d) sensação térmica.


Diferencie na tabela abaixo as diferenças entre esses acontecimentos.
Sensação térmica temperatura calor















2) Prática da sensação térmica:
Material : 3 recipientes
1. água gelada
2. água da torneiras
3. água morna
Procedimentos: a). separe a água gelada em um recipiente, a água da torneira em outro e por último em outro recipiente a água morna.
b) mergulhe uma mão na água gelada e na água morna, sinta por 1 minuto
c) coloque as 2 mãos na água da torneira, por 1 minerais

Responda :
3) Com base nas suas sensações podemos ou não confiar em nossos sentidos para conhecermos a temperatura da bacia que está com a água da torneira?
4) O que é uma escala termométrica? Quais as mais usadas? Dê o conceito de cada uma delas e 1 exemplo de cada.
5) Quais são as unidades para medidas de calor?
6) O que diz os rótulos de alimentos em relação a calorias? Explique o que é uma caloria.
7) Fale sobre cada tipo de calor: a) calor específico, b) calor sensível e c) calor latente.


Sugestão de filme: O DIA DEPOIS DE AMANHÃ.                     beijoss!



                              

   

QUARTA ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA






Good evening everyone!

Nessa semana teremos uma pequena interpretação textual, pronomes pessoais e verbo SER/ESTAR.
Qualquer dúvida estarei à disposição assim que possível.

Kisses, teacher Litti 😘









EDUCAÇÃO FÍSICA                                         


                           Professora MADELON



          Oii Turma, como foram na aula da semana passada???
          Espero que tenham conseguido fazer todos os exercícios.
          Essa semana vamos dar uma dançadinha?
         Quem gosta da Dança do Passinho...pois então, vamos tentar aprender alguns passos???
         Bóra lá...💃🕺









HISTÒRIA – 71

Profª Adriana



v Copie o texto e as atividades no caderno. (pode ser impresso)

v Leia o texto com atenção e responda as questões.



O casamento e a Família



No Império Bizantino, a lei [...] fixava uma idade mínima para que o casamento fosse realizado: 12 anos para as meninas e 14 para os rapazes.

Os casamentos geralmente eram combinados pelas famílias e é curioso perceber a presença de intermediários, agentes matrimoniais que, mediante pagamento, conseguiam “bons partidos” às famílias interessadas e “bons dotes” à família do noivo.

A cerimônia nupcial era solene: o noivo, acompanhado por músicos e cantores, buscava a noiva  em sua casa e dirigiam-se juntos à igreja, com numerosos acompanhantes, sob uma chuva de rosas ou violetas. Na igreja, após a cerimônia religiosa, os noivos eram coroados e trocavam-se as alianças. Em seguida, noivos e convidados participavam do banquete na casa do noivo. (onde homens e mulheres comiam em separado, para dar sorte!).

O marido era o chefe e protetor da família [...] era ele quem deveria manter sua família. A mulher vivia principalmente no gineceu, cuidando dos afazeres domésticos e das crianças [...]. As mulheres das camadas populares não viviam tão reclusas. Algumas trabalhavam fora e havia muitas atrizes, bailarinas, cantoras e flautistas. A mais famosa dessas ‘artistas”  bizantinas foi Teodora, que se tornou imperatriz ao se casar com Justiniano.



Cláudia Beltrão. O mundo bizantino. São Paulo: FTD, 2000. p. 48.

1.  Que nome você daria ao casamento bizantino?

2.  Quais os significados de “bons partidos” e de “bons dotes” no texto?

3.  Segundo o texto, que diferença havia entre as mulheres ricas e as pobres quanto ao modo de vida?

4.  Que diferenças se pode estabelecer entre o papel da mulher na sociedade bizantina e o desempenhado por ela na nossa sociedade?

v “Os imperadores bizantinos detinham om poder político e o religioso.”
Justifique essa afirmação e represente através de uma imagem que tenha elementos da justificativa.


ENSINO RELIGIOSO - 71
Profª Adriana

ASSISTIR  O FILME “A FUGA DAS GALINHAS”.( Duração do filme 1:47minutos)

1. Escolha e narre duas cenas do filme assistido que mais tocaram a sua sensibilidade, aponte a emoção que lhe proporcionaram e explique o porquê.

2. Escreva dois valores que o sensibilizaram e provocaram reflexões em você ao assistir esse filme. Frente a esses valores, mostre o que valeria a pena ser divulgado para seus colegas, amigos e professores sobre o filme assistido. Justifique sua resposta.

3. Para você, como aluno , que lições o filme o estimulou a aprender (no mínimo duas)? Justifique sua resposta.

4. O olhar cinematográfico pode ampliar e enriquecer o nosso olhar sobre a nossa sociedade e sobre o processo do seu  desenvolvimento. Com base no filme assistido, ressalte:

A)Liderança (A galinha Ginger).

B) Perseverança (Não desistir da ideia de liberdade, sonhos, projetos).

C) Sonhos (conquista dos objetivos).

D) O sucesso depende de trabalho.

5- Um dos focos do filme é o trabalho em equipe. Explore este tema, haja vista que há muitos problemas na sociedade por falta de entrosamento.

A - A coletividade, o ideal de liberdade e a busca por uma sociedade melhor são temas presentes em A Fuga das Galinhas. Escreva sobre esses temas dando exemplo apresentados no filme.

 B– A caracterização dos personagens e as suas funções na história. Compare as diferentes personalidades apresentadas, mostrando o que há de positivo e negativo em cada personagem.





 C – Vencer a opressão, seja de qual for o tipo, é um dos temas do filme. Pense nesta questão e escreva soluções para os diferentes problemas.








SEMANA DE 27 DE ABRIL A 01 DE MAIO:



Atividades escolares domiciliares 5ª aula

Professora
Componente Curricular
Terezinha Marques
Língua Portuguesa



Olá, estou com saudades de vocês e da nossa vida normal. Vamos orar e ter muita fé, confiando que tudo isso vai passar logo e estaremos todos juntos novamente.

 Faça as atividades com atenção e não se preocupe, pois tudo será corrigido e revisto no retorno das nossas atividades escolares. Beijo no coração de todos.

1)   Os sinais de pontuação foram retirados de alguns trechos do texto abaixo . Pontue  corretamente:



A loja das linhas era uma loja que só tinha linha . De tudo quanto é jeito e cor . Na prateleira  do fundo moravam dois carretéis , que há muito tempo estavam ali , um do lado do outro , esperando pra serem comprados  . Um era carretel de linha de pesca ; o outro , de linha forte . As duas linhas batiam papo até não poder mais (      )

(      ) Puxa vida , ainda bem que eu nasci linha de pesca : vou viver no mar (      ) no sol (     ) pegando peixe (      ) vai ser legal (    ) Será que o meu comprador vai ter barco (     )

(     ) Você queria barco a vela ou de motor (    )

(     ) Motor (      ) Vai mais depressa (      ) Respinga água . Vejo mais mar (       )

A Linha Forte suspirava (    )

(       ) Você que é feliz : sabe direitinho a vida que vai ter (       ) Eu não (       ) . Passo o dia pensando                no quê vão me usar (        )

(       ) Você queria ser usada pra quê (         )

(       ) Ah! Pra costurar lona de barraca de acampamento (        ) Já pensou (     )   Viver sempre lá fora    (     ) acampando aqui (      ) ali (      ) viajando pra baixo e pra cima (      ) conhecendo uma porção de lugares diferentes (        ) Que maravilha (       )





2) Complete com viagem ou viajem:

a) Todos estavam dispostos no começo da ..........................................................

b) É preciso que eles .........................................imediatamente.

c) Talvez mamãe e papai ................................................neste final de semana.

d) Estou entusiasmado com está ...................................... ao Norte.



3)Complete as lacunas utilizando por que, por quê, porque, porquê.

a – Não sei o ----------- de tanta euforia.
b – Você não compareceu à reunião -----------------?
c – Os caminhos ---------- percorremos são tortuosos.
d - --------------- não desiste dessa aventura maluca?
e – Voltamos ---------------- estávamos com muita saudade.



DICAS




Ø  As palavras viagem e viajem existem na língua portuguesa e estão corretas. Viagem, com g, é um substantivo, sinônimo de jornada e deslocamento: a viagemViajem, com j, é uma forma conjugada do verbo viajar: que eles viajem.



Uso dos porquês
HÁ QUATRO OCORRÊNCIAS DOS PORQUÊS:
1) POR QUE (separado e sem acento): usado nas frases interrogativas, diretas (no início da frase); ou indireta (no meio da frase); sinônimo “por qual razão/motivo” ou apenas “pelo(a) qual”
Exemplos:
Por que você não vai ao cinema? (por qual razão/motivo)
2) POR QUÊ (separado e com acento): usado nas frases interrogativas diretas em fim de frase ou sozinho (com ponto de interrogação depois)
Exemplos:
Vocês não comeram tudo? Por quê?

3) PORQUE (junto e sem acento): sinônimo de pois, uma vez que (…).
Exemplos:
Não fui ao cinema porque tenho que estudar para a prova.

4) PORQUÊ (junto e com acento): funciona como substantivo, pode ser acompanhado de artigo, de numeral ou ir para o plural, tem significado de “o motivo”, “a razão”. Vem acompanhado de artigo, pronome, adjetivo ou numeral.
Exemplos:
O porquê de não estar conversando é porque quero estar concentrada. (motivo)
Diga-me um porquê para não fazer o que devo.

--------------------------------------------------------------------------------------




ATIVIDADE DE GEOGRAFIA
Bom dia! Que hoje seja um dia de amor e coragem.
         Nossa atividade desta semana será a correção da nossa 1ª aula postada no blog.Os alunos deverão fazer a correção da atividade.Segue abaixo o GABARITO para que vocês consigam realizar a autocorreção.

1-Analise as afirmativas sobre a posição geográfica do Brasil e marque V para verdadeiro ou F para falso.

a- F
b- F
c- V
d- V
e- V
 Questão 03-  De norte a sul do Brasil

Questão 04- Estado de Roraima

Questão 05 - Estado de Pernambuco

Questão 06- Estado do Acre

Questão 07- Estado do Rio Grande do Sul














Turma 71




Arte/Professora Juliana Amaral





Recordando...

...PORTFÓLIO é o resultado do registro regular das experiências vividas durante as aulas e funciona como uma espécie de “memória” do percurso artístico.


 · Combinamos que o nosso Portfólio seria feito preferencialmente em uma revista usada ou livro antigo. Com algumas exceções de quem já havia adquirido caderno ou pasta de folhas plásticas.


  ·       Porém, todos devem personalizar a capa do seu Portfólio/Álbum de Registros. Lembrando que os dados de identificação serão entregues por mim (no retorno às aulas) para serem anexados na primeira página (não é na capa).

  ·       Não é necessário a compra de materiais para ornamentar a capa do seu Álbum de Registros. Use da criatividade com os materiais que você dispõe.

  ·       Segue abaixo dois vídeos para servir de inspiração:


  ·       Link:




Caprichem!!!

Saudades...
Um abraço virtual!






CIÊNCIAS – 7ª ANOS 


 PROFª Giceli 28/04                    Beijinhos!


PROPAGAÇÃO DE CALOR

Com base nos dados da atividade anterior, podemos ver que o calor sempre passa do corpo de maior temperatura para o corpo de menor temperatura. Mas como ele é transmitido? Será que sempre deve haver contato entre os corpos envolvidos? Como o calor do sol é transmitido do Sol para a Terra, se não há contato entre esses astros?

Bem, existem três maneiras diferentes de transmissão de calor de um ponto ao outro: condução, convecção e irradiação.

1) Descreva como ocorre cada tipo de propagação de calor na tabela abaixo e dê um exemplo para cada evento.

Condução
Convecção
Irradiação



















2) O que leva um líquido em uma garrafa térmica permanecer quente durante muito tempo? Explique.

3) Faça o análise abaixo:

Observar e analisar alguns objetos comuns em casa. Descreva como ocorre o funcionamento desses itens, peça ajuda aos responsáveis em casa.

Material:
Luminária, ferro de passar , panela e chuveiro.

Procedimentos
1. Examine o objeto e descreva os materiais de que é feito.
2. Relacione as partes do objeto com o tipo de material de que é feito e sua função.

Responda:
1) Qual a finalidade do objeto?
2) Existe relação entre o objeto e o calor? Qual?
3) E em relação às partes do objeto, quando ele está funcionando, existem áreas que podem ou não ser tocadas? Justifique sua resposta.
4) Como ocorrem trocas de calor por convecção e irradiação nesse objeto? Por que elas são importantes?
5) Como o corpo humano faz a sua regulação da temperatura corporal? Faça uma pesquisa e explique com suas palavras o que entendeu.
6) Como acontece o aquecimento da Terra? Explique.


Sugestão de filme: SAN ANDREAS










QUINTA ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA


Hi guys! How's it going? Oi pessoal! como estão as coisas?

Como tivemos pouco tempo de aula presencial, continuaremos com algumas atividades fáceis e que sei que conhecem e conseguirão realizar em casa. Hoje veremos países e nacionalidades. Prestem MUITA atenção às perguntas. Elas são semelhantes mas NÃO SÃO iguais. Será importante para as respostas.
Qualquer dúvida estarei à disposição assim que puder.

Kisses, teacher Litti 😘💓









EDUCAÇÃO FÍSICA

            PROFESSORA MADELON


    Olá turma...tudo certo?!!!
    Como se saíram na Dança do Passinho???
    Exige bastante coordenação, se alguém não conseguiu todos os passos não se preocupem que é uma questão de treino, tudo que passo aqui não precisa necessariamente fazer somente na semana que atividade é dada, vocês podem treinar sempre...ok?!!
    BÓRA LÁ DANÇAR MAIS UM POUCO...sempre memorizando e repetindo até acertar tudo, sempre com calma que tudo dará certo!!!💃🕺 






HISTÓRIA – 71
Profª Adriana

Os Vikings

Os vikings, também conhecidos como normandos, eram povos que viviam na região onde hoje se situam Dinamarca, Suécia e Noruega. A origem do nome viking é incerta, mas é provável que o termo escandinavo vik signifique “aquele que se aventura pelo mar”.
Os vikings praticavam a agricultura, a caça, o artesanato, a pesca, o comércio e eram hábeis navegadores. Eles construíram embarcações leves e rápidas, que os ajudaram a explorar uma vasta área do Oceano Atlântico.
A partir do século IX, provavelmente pressionados pelo aumento populacional, os vikings expandiram seus domínios e se estabeleceram na Islândia, na Groenlândia e, por volta do ano 1000, desembarcaram na costa da América do Norte. Mas foi na região da Normandia, situada no norte da França, e na Inglaterra que os vikings estabeleceram um domínio mais duradouro.
Os vikings são tradicionalmente associados a ações violentas. Contudo, foram responsáveis por fundar muitas cidades, principalmente onde hoje se localizam Inglaterra, Rússia e França. As técnicas de construção naval desenvolvidas por eles e a descoberta de rotas marítimas foram outras realizações importantes desses povos.


Ø Construa, no caderno, uma ficha sobre os vikings.

a)     Região de origem
b)    Principais atividades que desempenharam.
c)     Realizações mas importantes.

Ø Que mudança política estava acontecendo no século IX, na Europa Ocidental? De que forma as invasões vikings contribuíram para que esse processo ocorresse?

Ø Complete o quadro que sintetiza o processo de fixação dos povos germânicos na Europa Ocidental.

A fixação dos germânicos na Europa Ocidental


Séculos V e VI
A partir do século VI


Principais povos




Como se estabeleceram e se organizaram





Ø Construa, no caderno, uma ficha sobre os francos.

a)     Onde se estabeleceram.
b)    Rei que unificou os francos.
c)     Responsável pela administração do palácio.
d)    Dinastias que governaram o reino e o império.
e)     Religião com a qual se aliaram.

Ø A coroação de Carlos Magno ocorreu no Natal do ano 800. Por que, na sua opinião, o evento ocorreu nesta data?


Ensino Religioso – 71
Profª Adriana

RELIGIOSIDADE

              A felicidade humana nunca é completa. Por isso, o desejo de ser mais feliz tem levado as pessoas a procurar completude no transcendente. Isso se chama religiosidade.
              A religiosidade faz parte de todo ser humano, independentemente de seguir ou não uma religião. Cada povo, cada cultura tem uma forma de manifestar sua religiosidade. Ao seguir uma religião, podemos encontrar o caminho para sermos mais bondosos, mais amigos, mais sábios, mais felizes.
              Ser religioso é conhecer um pouco mais, a cada dia, o segredo da vida e da felicidade que se encontram naquele ser sobrenatural, o qual chamamos de Deus, e em nós mesmos.
              Mas, o que é religião? O termo religião vem do latim religare que significa a religação do homem ao transcendente e a si mesmo. Também chamamos de religião a crença na existência de um ser ou seres sobrenaturais e as formas de manifestação desse tipo de crença recebe o nome de rituais, que muitas vezes vem carregado de ensinamentos, doutrinas. Em outros termos, a religião é um dos grandes patrimônios universais da humanidade, assim como a inteligência e a vontade, a linguagem e os costumes.

CORREA, Avelino Antônio, SCHNEIDERS,Amélia. De Mãos dadas: ensino religiso: 5a série.
 São Paulo: Scipione,2002. p.87 e 89 com adaptações.
Vocabulário:

Doutrinas: Conjunto de princípios que servem de base para determinado grupo. Em outros termos ensinamentos.
Rituais: Formas de manifestação do culto. Em outras palavras são as regras e cerimônias próprias da prática de uma religião.

ATIVIDADES

1- A felicidade humana nunca é completa. Estamos sempre desejando mais e mais. Você concorda? Explique.

2- A partir do texto acima, responda as questões que se seguem:

A) O que você compreendeu por religiosidade?
B) Dê um conceito para religião.
C) O que é ser religioso?
D) Que nome podemos atribuir a “Deus”?

3-De acordo com o texto, coloque V para verdadeiro e F para falso. Corrija as frases incorretas.

(         ) Religião vem do latim religare.
(         ) Deus pode ser chamado de transcendente.      
(         ) Religião é a crença em apenas um deus.
(         ) Rituais são formas de manifestação de culto.  
(         ) Doutrina é o livro dos cristãos.



SEMANA DE 04  A 08 DE MAIO





Professora
Componente Curricular
Terezinha Marques
Língua Portuguesa




A poesia é como a música e a dança: necessária à vida. Sem poesia, tudo seria mais triste, mais pesado, mais feio, ou menos alegre, suave e belo.

A poesia pode ser para nós o que a liberdade é para os pássaros.



Pássaro livre


Gaiola aberta.
Aberta a janela.
O pássaro desperta,
A vida é bela.


A vida é bela
A vida é boa.


Voa, pássaro, voa.

Sidônio Muralha



Responda:

        1) Título   do poema:

2) Nome do autor:

1) Como se chama cada conjunto de linhas de um poema?

2) Como se chama cada linha de um poema?

3) Quantas estrofes têm o poema Pássaro livre?

4) Quantos versos têm a segunda estrofe?

5)Identifique as rimas do poema. 



A Lua no cinema



A lua foi ao cinema,

passava um filme engraçado,

a história de uma estrela

que não tinha namorado.



Não tinha por que era apenas

uma estrela bem pequena,

dessas que, quando apagam,

ninguém vai dizer, que pena!



Era uma estrela sozinha,

ninguém olhava pra ela,

e toda luz que ela tinha

cabia numa janela.



A lua ficou tão triste

com aquela história de amor,

que até hoje a lua insiste:

- Amanheça, por favor!



                                                                                                                                                          Paulo Leminski
Responda



1) Quais os personagens do poema?
2) Que qualidades e ações humanas o autor atribui às personagens?
3) Por que a estrela não tinha namorado?
4) Quantas estrofes têm o poema?    
5) E quantos versos?
6) Indique as rimas da última estrofe?






Turma 71
Arte/Professora Juliana Amaral








LEITURA:

“Operários”

Tarsila do Amaral/ Pintura a óleo






         Essa obra mostra o interesse de Tarsila em retratar os acontecimentos sociais e mostra pessoas vindas de todos os pontos do Brasil para São Paulo e Rio de Janeiro, com o objetivo de trabalhar nas fábricas, que começavam a surgir na época.

         Os operários são brancos, negros, mestiços, japoneses, homens e mulheres de várias idades, todos com uma fisionomia bastante séria e colocados lado a lado, formando a cena, observe que não há rostos iguais.

         Ao fundo, aparecem as grandes chaminés das fábricas que tanto impulsionaram o crescimento do nosso país na primeira metade do século XX.













ATIVIDADE:



*Faça uma “releitura da obra de Arte’’ Operários. Não esqueça de manter os principais elementos do quadro para não perder a essência da obra. Utilize materiais diversificados (revistas, tecidos...). Cole no Portfólio.





...No próximo domingo comemoramos o Dia das Mães. Não esqueça de fazer um cartão com muito carinho para esta pessoa especial!




Saudades meus queridos alunos! Até logo!
Prof.ª Juliana




======================================================



SEMANA DE 04 A 08 DE MAIO



ATIVIDADES DE GEOGRAFIA







              Os alunos deverão pintar o mapa para identificar as Bacias Hidrográficas do Brasil.


Na próxima semana seguem mais atividades sobre este assunto.






CIÊNCIAS PROFª GICELI 


ATIVIDADE – 7 ANO


Falando ainda em ENERGIA E CALOR.

Vimos que a propagação de calor acontece de 3 maneiras diferentes, condução, convecção e irradiação. Junto a isso, vimos também, que a energia é essencial para todas as nossas atividades diárias, seja ela mecânica ou humana. Diante de toda a evolução da humanidade em buscar maneiras de fazer menos esforço físico, nos levou a um crescimento e importante aumento dos recursos tecnológicos. Temos então, que chamamos de “A SOCIEDADE E SUAS MÁQUINAS”.
Desde que o mundo é mundo a humanidade sempre buscou respostas para fenômenos naturais, primeiros com mitos e histórias contadas, mas foi a civilização grega, que diante de tantos mitos, passaram a buscar explicações racionais para os fenômenos naturais. Foram então que perguntas relacionadas a natureza começaram a ser respondidas, por meio do pensamento racional, assim, nasceu a Filosofia Natural, que mais tarde se tornou a ciência como a concebemos atualmente. Logo, se a ciência é o retrato da necessidade humana da busca pelo conhecimento, a história da humanidade se confunde com a história da tecnologia. Desde o domínio do fogo até a vida hoje, com a robótica, informática, internet, automação, lembrando que há menos de 130 anos, nem existia rádio. Hora, é só olharmos hoje, estamos vivenciando uma PANDEMIA, imaginem a humanidade sem internet e celular hoje, não tem como pensar em não ter esses meios tecnológicos certo?
Com base na necessidade da tecnologia no nosso dia a dia, ela têm um forte papel na nossa vida, traz avanços muito importantes para a nossa vida, mas também problemas, vamos avaliar a história dos combustíveis e das máquinas que funcionam através da geração de calor, chamadas MÁQUINAS TÉRMICAS.

Importante - Olhar estes vídeos canal futura: https://youtu.be/KMRt3fYZNEQ


Vamos descobrir quais os conceitos que envolvem o equilíbrio de energia.

1) Conceitue os itens abaixo e dê um exemplo de cada item.

a) Termodinâmica;
b) Equilíbrio Térmico;
c) Equilíbrio Termodinâmico;
d) Equilíbrio Químico.

2) Faça essa experiência prática em casa.

As máquinas térmicas funcionam com base no equilíbrio termodinâmico, como por exemplo o ar-condicionado e um aquecedor.
Do mesmo jeito, este tipo de equilíbrio, estão presente nos fenômenos naturais também, como veremos a seguir.

Material:
- três frascos com tampa usados ( pode ser vidro ou plástico);
- areia;
- terra;
- muda de grama ou outra planta.

Procedimentos

1. Nos três frascos, coloque uma camada de areia no fundo e depois uma camada de terra.
2. em um dos frascos, plante a muda na terra.
3. Vede com a tampa o frasco com grama, o segundo e o terceiro frascos só com areia e terra. Deixe o terceiro frasco aberto.
4. Posicione os frascos sob a luz solar ou de uma lâmpada, observe por 6 dias.

Responda as questões após suas observações da experiência.

1) O que aconteceu com o frasco que contém a planta?
2) O que aconteceu com o segundo frasco e o terceiro frasco?
3) Após esses 6 dias, a temperatura dos frascos são iguais?
4) Relacione o experimento com o efeito estufa e ao ciclo da água.



Sugestão de Filme: O MENINO QUE DESCOBRIU O VENTO.                  Saudades!!














SEXTA ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA








Hello everybody!



A atividade da semana será revisão do verbo SER/ESTAR.

Estarei à disposição assim que possível.

Kisses, teacher Litti 😘💗





HISTÓRIA – 71
Profª Adriana



A Idade Média

O termo “Idade Média”, não se aplica a todos os povos do planeta, mas apena àqueles que viviam na Europa Ocidental, no território que fazia parte do Império Romano do Ocidente. Foi aí que se desenvolveram uma visão de mundo e um modo de agir e de se organizar que chamamos de “Medieval”.
Na mesma época, na América, as civilizações pré-colombianas (Maia, Inca e Asteca) viviam seu período de maior desenvolvimento. Porém as características, desses povos era bem diferentes daquelas das sociedades europeias.
Na África também se desenvolviam grandes reinos, como o de Gana e, posteriormente, o de Mali.
Na Ásia, as civilizações da China e da Índia, além de várias outras culturas, viviam de forma bastante diferente dos povos europeus. Nem mesmo os diversos povos e culturas da Europa e do chamado Oriente Próximo apresentaram as mesmas características da Idade Média.
O longo período medieval, que durou cerca de mil anos, é dividido em duas fases: a Alta Idade Média e a Baixa Idade Média. Considera-se a Alta Idade Média o período compreendido entre os séculos V e X. A Baixa Idade Média estende-se entre os séculos XI e XV.
Além de se referir a um período da história europeia, a expressão Idade Média ganhou vários sentidos ao longo do tempo.

·        O período medieval já foi representado de forma negativa, como a “Idade das  Trevas”, uma época obscura, marcada pela intolerância da Igreja, pelo atraso tecnológico e pelo declínio das atividades comerciais.

·        Esse período também já foi representado de forma positiva, como uma época de fé religiosa, de reis e rainhas poderosos, de castelos exuberantes e de nobres guerreiros.

Atualmente, os historiadores procuram não julgar a Idade Média, mas compreender esse período. Nesse sentido, compreender não significa perdoar, mas entender da melhor maneira possível, a história de uma sociedade.

Atividades:

v O termo “Idade Média” se aplica á história de todos os povos do mundo no período que se estende do século V ao XV? Explique a sua resposta.
v Complete o quadro com dados referentes aos germânicos:


Romanos no Império
Povos Germânicos

      Atividades 
          econômicas

 Comércio, manufatura e agricultura, principalmente trigo, azeite e vinho.



    Propriedade da Terra

  Propriedade privada das terras



 Organização da sociedade e da produção

 Grandes proprietários que tinham suas terras cultivadas por escravos e colonos



    Organização política

 Poder concentrado e centralizado nas mãos do imperador.



v A grandiosidade de um castelo medieval representava o poder de seu senhor. Muitos deles foram construídos entre os séculos X e XIV.
Pesquisar como eram os castelos medievais, quem habitava os castelos e fazer uma representação artística (no caderno, ou em folha A4, se for em folha A4 colar no caderno) de alguns elementos comuns a castelos medievais europeus. Exemplo: Ponte levadiça, Fosso, Calabouço, Quarto principal, Muros de defesa, Capela, ...






ENSINO RELIGIOSO – 71
Profª Adriana



Apreciação dos espaços sagrados, sinais do transcendente!

Há muitas possibilidades de compreensão e de classificação dos lugares sagrados. De maneira sintética, pode-se dizer que se dividem em: lugares construídos pelo ser humano e lugares da natureza. Todas as casas de reza da população indígena, igrejas dos cristãos, mesquitas islâmicas, sinagogas dos judeus, terreiros de candomblé e umbanda e templos hinduístas, entre outros, são exemplos de lugares sagrados construídos pela mão humana.
Muitas vezes o traçado, a configuração física religiosa, transmite mensagens sobre o entendimento que determinada cultura religiosa faz do culto ao transcendente e ao sagrado. Percebe-se que este traçado de arquitetura religiosa transmite, através de suas formas, o que está para além delas, configurando uma passagem para que se estabeleça, religue o contato entre o mundo humano e o divino. Também são tidas como lugares sagrados algumas cidades.
Sabe-se, entre outros casos, que todo islâmico deve fazer o possível para, pelo menos uma vez em sua vida, visitar a cidade sagrada de Meca. Jerusalém também se configura nos moldes de uma cidade sagrada, como também a cidade inca, construída com pedras, denominada Machu Picchu (Peru), entre outras.
Além das cidades, apresentam-se como lugares sagrados construções como capelinhas, certas casas, alguns túmulos, etc. Existem verdadeiras peregrinações a certos túmulos, considerados como lugares privilegiados de contato entre os vivos e uma determinada pessoa que já faleceu e que, crê-se, é capaz de agir sobre a vida dos vivos, ajudando-os em suas dificuldades; ou, mesmo, por se tratar de um túmulo de um ser humano que é tido como um exemplo em vida a ser seguido e, por isso, a ser venerado, logo se tornando sagrado o monumento, a construção, que tenta eternizar a memória dessa pessoa.
ATIVIDADE

1-    Responda de acordo com o texto e seus conhecimentos:

a) Segundo o texto, como são classificados os lugares sagrados?

b) Cite três lugares sagrados criados pela mão humana e, no mínimo, um lugar sagrado natural.

c)Também são tidas como lugares sagrados algumas cidades. Cite apenas três.

d) Segundo o texto o que conduz uma pessoa a fazer peregrinações a certos lugares como determinados túmulos?

e) Você conhece algum lugar natural ou construído pelo homem em sua cidade que é considerado sagrado? Qual ou quais?

f) Como deve agir um fiel dentro de um templo sagrado?










EDUCAÇÃO FÍSICA

            PROFESSORA MADELON






E aí turma como se saíram na semana passada???
Dançaram muito, queimaram bastante calorias???
Essa semana vamos fazer aquela brincadeira que todo mundo dá muita risada  se diverte muito e que toda família pode participar.
É a famosa DANÇA DAS CADEIRAS, onde a cada rodada tem que ter uma cadeira a menos do que o número de participantes e o vencedor é aquele que ficar por último, mas precisa ter muita habilidade,concentração e rapidez para ganhar, não esqueça de usar uma música para ficar mais empolgante.
BÓRA LÁ RODEAR NAS CADEIRAS...👩👦👧







👩👩👩  FELIZ DIA DAS MÃES  👩👩👩








--------------------------------

SEMANA DE 11 A 15 DE MAIO:


             





ATIVIDADES DE GEOGRAFIA 


Olá queridas e queridos segue mais uma semana de nossos estudos ,seguimos em isolamento social  para a segurança de todos , quando for a hora certa retornaremos com segurança.Beijos com carinho!!!!!!!!!













Turma 71

Arte/Professora Juliana Amaral




ATIVIDADE MUSICAL


-Como fazer música com um copo-



*Você vai precisar de um copo plástico.




*Tente fazer com mais pessoas da sua família junto e observe a sonoridade!!!

*Quando retornarmos para a escola, iremos fazer com toda turma!!!

Caprichem!!!

Saudades...
Um abraço virtual!
Prof.ª Juliana






CIÊNCIAS PROFª GICELI 12/05

ATIVIDADE – 7 ANO


Diante dos dados e do conhecimento adquirido sobre calor, transferência de calor e de energia, vamos conhecer um pouco como funciona o aquecimento da Terra.
A Terra é aquecida? Como?


ATIVIDADE 1

A) Pesquisar sobre o Efeito Estufa e relate no seu caderno o que entendeu;
B) Faça um desenho do Efeito Estufa, seu esquema de aquecimento natural;
c) Relacione e escreva no seu caderno : Aquecimento global, efeito estufa e camada de ozônio.
d) Pesquisar em diferentes épocas, as temperaturas do ano e compará-las nas diferentes estações do ano, representado através de gráficos e tabelas. Utilize datas desde o início do século XX até os dias de hoje.




Sugestão de filme: A Colônia               Saudades!







ENSINO RELIGIOSO – 71

Profª Adriana




Fábula O Eco








v Após escutar a fábula reflita.



Ø Qual o ensinamento que esta fábula nos transmite?


Ø Sabemos que, convivendo em sociedade, precisamos de alguns cuidados para que haja uma boa convivência. Cite:

a)     Três atitudes positivas para preservar o bem-estar no seu lar, sobretudo, nesse período de isolamento social em que estamos mais “estressados”.

b)    Duas atitudes que você considera negativas e diga se você já cometeu alguma dessas atitudes? 

Ø Explique a frase: “Na vida você só colhe o que planta”.






EDUCAÇÃO FÍSICA

          
                      PROFESSORA MADELON






Oi turma tudo certo?!!
Se divertiram com a Dança das Cadeiras???
Essa semana vamos jogar SHISHIMA, é um jogo parecido com o Jogo da Velha, porém precisar pensar um pouco mais antes de fazer uma jogada.
Precisará antes de tudo desenhar o TABULEIRO conforme está no vídeo, após dois jogadores usarão 3 TAMPINHAS de garrafa PET da mesma cor, então é como se fosse dois times.
O jogo consiste em conseguir fazer uma linha com as suas 3 tampinhas, ganha quem fizer primeiro, mas não pode pular as casas, tem que passar de uma casa para a outra sempre usando a casa do lado ou a do meio quando estiver vazia.
Precisa prestar bastar bastante atenção para conseguir ludibriar o adversário e posso garantir que não é fácil, convide um familiar para jogar com você.
BORÁ LÁ JOGAR SHISHIMAAAAA...👧👦👀






OBS.: Tirem fotos das brincadeiras e das atividades sempre que puderem para depois no retorno das aulas podermos trocarmos idéias  uns com os outros.







Atividades escolares domiciliares  -  7ª aula


Professora Componente Curricular
Terezinha Marques Língua Portuguesa

Faça as atividades com atenção e não se preocupe, pois tudo será corrigido e revisto no retorno das nossas atividades escolares. 

Procure assistir o vídeo com as explicações sobre o conteúdo.


https://www.youtube.com/watch?v=x3Bsaxi6sk8&list=RDCMUClBwiyVOGxy-3isgKbjbu7g&index=1

SUBSTANTIVO


Na língua portuguesa, há um grupo de palavras que se caracterizam por dar nomes a coisas, pessoas, sensações, sentimentos, ideias e tudo o que existe no mundo: os substantivos. Se alguma coisa não tem nome, pode ter certeza de alguém logo vai inventar um para ela.

Substantivo -são palavras que nomeiam tanto os seres – visíveis ou não, animados ou não – quanto ações, estados, sentimentos, desejos, ideias.



Classificação dos substantivos

Existem diferentes tipos de substantivo. Alguns nomeiam coisas, outros pessoas ou sentimentos. Alguns são constituídos por uma palavra só, outros por duas ou mais palavras. No estudo gramatical da língua, eles são classificados, isto é, organizados, de acordo com certas características que apresentam. Assim, os substantivos classificam – se em:

Classificação do Substantivo





Classificação
                   Definição
Exemplos
Comum
Nome comum a todos os seres de uma mesma espécie.
homem , garota , país , mar
Próprio
Nome particular de um determinado ser da espécie.
Tramandaí, Rita, Grêmio
Concreto
Nome de um ser que tem existência própria, independente.
Jaime, casa, mar
Abstrato
Nome de um ser que depende de outro para existir.
amor, medo, dor, viagem
Simples
Nome formado só por um radical.
peixe, espada, sol
Composto
Nome formado por dois ou mais radicais.
peixe – espada  girassol
Primitivo
Nome que não deriva de outra palavra .
rosa , casa , chuva
Derivado
Nome que deriva de outra palavra.
roseira , chuvisco
Coletivo
Nome de um grupo, coleção, conjunto de seres de uma mesma espécie.
multidão , time rebanho , cardume





Observação: Radical é o elemento responsável pelo significado básico da palavra.


peix e               peix es             peix  inho         peix  eiro




As maiúsculas





O emprego de letras maiúsculas pode variar de acordo com a situação de comunicação ( par dar ênfase a uma ideia, por exemplo). No entanto, há dois casos em que seu uso é obrigatório.


1) No início de frases – a frase é visualmente demarcada pelo uso da primeira letra da primeira palavra em maiúscula.


2) Nos substantivos próprios – nome de pessoas, de lugares, acidentes geográficos, deuses, entidades mitológicas etc. devem ser grafados com a primeira letra maiúscula.


José, Brasil, América, África, Deus, Alá, Atlântico.




Hífens





Nos substantivos compostos podemos observar a presença do hífen, sinal que une as duas palavras que formam esse tipo de substantivo.


Há vários casos na língua em que o hífen é utilizado. Para agora, é preciso conhecer o uso do hífen nos substantivos compostos: deve – se usar o hífen quando os elementos que formam o substantivo guardam sua dependência fonética, ou seja, o seu “som” original, sem se mesclar um com o outro. Por exemplo: bem – te – vi.


Quando os sons se fundem, o hífen desaparece: pontapé




Importante – um substantivo pode ter várias classificações. Observe:


flor – primitivo, simples, comum, concreto.


Marcos – primitivo, simples, próprio, concreto.




Atividade




1) Como as aranhas fazem sua teia?


As aranhas têm 2,4 ou 6 tubinhos no abdômen, chamadas fiandeiras. Para fazer as teias, o líquido que sai das fiandeiras endurece, adquirindo a forma de fios, como naquela máquina que faz algodão – doce. As teias funcionam como armadilhas para os insetos, dos quais as aranhas se alimentam.





Ø  Retire todos os substantivos empregados no texto. (12)





2) Analise cada grupo de substantivos e responda as questões:


 a) mesa, gramado, folhas, lapiseira, vaivém, bilhete.


 b) ferrovia, dona – de – casa, passarinho, arco – íris, girassol, passatempo.





Ø  Qual é o único substantivo composto mencionado no grupo A


Ø    O grupo B contém apenas um substantivo simples. Qual?






































SÉTIMA ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA




Hi guys!
Mesmo que imprimam as atividades, quero que copiem a seguinte explicação:


Hoje veremos PREPOSIÇÕES DE LUGAR: EM, NO, NA.
A maioria das Preposições de lugar tem o mesmo significado. A diferença entre elas é quando usar cada uma.

1- IN (No/Na/Dentro de algum lugar)

Essa preposição indica que você está em uma área, dentro de algum lugar e também pode ser usada antes de lugares não específicos como, bairros, cidades, países e continentes.
Exemplos:
The book is in the box
(O livro está dentro da caixa)

2- ON (No/Na/Sobre/em cima)

O on é utilizado para indicar que algo está na superfície de alguma coisa, é utilizado na famosa frase “the book is on the table” (O livro está em cima da mesa).  Ela também pode ser usada em endereços para indicar rua e andar.
Exemplo:
The car Keys are on the desk
(As chaves do carro estão sobre a mesa)


3- AT (No, na, junto a(o))

Essa preposição indica um ponto, lugar, área ou endereço específico.
Exemplos:
I work at an English school
(Eu trabalho em uma escola de inglês)


4. Above (Sobre, por cima de)

There’s a beautiful sky above us
(Há um lindo céu acima de nós)

5. Behind (Atrás)

You can sit behind me
(Você pode se sentar atrás de mim)

6. Between (Entre/ No meio de)

My car is between the house and the drugstore
(Meu carro está entre a casa e a farmácia)

7. In front of (Diante de, na frente de)

Can you wait in front of my house?
(Você poderia esperar em frente da minha casa?)

8. Next to (Ao lado de)

I live next to you
(Eu moro ao seu lado)

9.Under (Abaixo, debaixo de, embaixo)

My children love to hide under the bed
(Meus filhos amam se esconder embaixo da cama)














HISTÓRIA – 71
Profª Adriana


v Hagar, o horrível, e seu amigo Eddie Sortudo são dois simpáticos personagens Vikings que vivem na Europa medieval. Observando a tirinha a seguir, responda ás questões:



a)  Os dois personagens e os equipamentos que eles carregam baseiam-se em referências relacionadas à Idade Média. Que referências são essas?

b)  A tirinha brinca com qual representação ligada à Idade Média? Você conhece outras? Quais têm relação com a realidade? Quais são produtos da fantasia?

Os Hunos

Você já ouviu falar dos hunos? Sabe de onde eles eram originários? Conhece alguma característica desse povo? Os hunos viviam na Ásia Central, mais precisamente nas áreas próximas ao norte da Grande Muralha da China. Nessa região, eles conseguiram conquistar muitos territórios e chegaram até mesmo a exercer certa influência sobre o Império Chinês.
Os hunos eram nômades e não carregavam, portanto, muitas ferramentas nem costumavam produzir manufaturas. A maior parte desses produtos era adquirida pelo comércio ou pelo saque. Eles também não desenvolveram uma produção artística em metal. As roupas dos hunos eram feitas de linho ou de pele de animais, e eles alimentavam-se do próprio rebanho que criavam e de animais obtidos na caça.
Acredita-se que, ao longo do tempo, os hunos dividiram em três grupos. Um permaneceu no seu local de origem e logo foi conquistado pela tribo bárbara sienpi. O segundo grupo se instalou no sudoeste da China, nas regiões onde o imperador chinês Vouti havia concedido terras para ele. O terceiro grupo, por sua vez, avançou para o ocidente.
Nas regiões próximas ao Mar Cáspio, os hunos formaram uma importante civilização. Por volta do século V, eles atingiram a fronteira nordeste do Império Romano, cruzaram o Rio Reno e alcançaram a região onde hoje se localiza a França. Nesses territórios, os hunos conquistaram muitos povos germânicos, como os alanos e os godos. O líder responsável por essa expansão foi Átila, denominado pelos romanos como “flagelo de Deus”. Com medo das invasões hunas, diversos povos bárbaros migraram para as terras do Império Romano.
Para expandir seus domínios, os hunos desenvolveram diversas táticas de guerra. A principal delas foi o uso do arco e flecha. Esse tipo de arma foi muito eficaz contra os exércitos inimigos, porque os arqueiros faziam um ataque em sincronia para que as flechas atingissem, ao mesmo tempo, diversos soldados. O uso do arco e flecha também causava um grande impacto psicológico nos inimigos, já que eles não sabiam de onde as flechas poderiam vir.
Outra tática militar utilizada pelos hunos foi o arqueiro montado a cavalo. Utilizando técnicas de cavalaria altamente complexas, o arqueiro huno demostrava toda a sua destreza no manuseio simultâneo do arco e da montaria sem as mãos. Os soldados romanos e os germânicos que viviam nessas regiões atacadas não tinham essa habilidade.
Devido às táticas de guerra, os hunos foram descritos, muitas vezes, como um povo guerreiro, muito violento e selvagem. Com a morte e Átila, em 453, e invasão de outros povos, o Império Huno começou a se desintegrar.

v Atividades:

a)  Quem eram os hunos? Com eles se dividiram?

b)  Que efeitos as invasões hunas provocaram na Europa? Quem foi o principal líder dessas invasões?

c)   Cite e resuma duas características do exército huno.


=======================================================




SEMANA DO DIA 18 A 22 DE MAIO:







ATIVIDADES DE GEOGRAFIA 












Atividades escolares domiciliares   8ª aula

Professora
Componente Curricular
Terezinha Marques
Língua Portuguesa



Circuito Fechado



Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo; pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço, relógio, maços de cigarros, caixa de fósforos. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapos. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, blocos de notas, espátula, pastas, caixas de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras, cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.



                                                       (Ricardo Ramos)





Atividades sobre o texto





1) Você acredita que o texto conta uma história? Explique. 





2)O que essas palavras do texto nomeiam? 





3) Marque a alternativa que melhor descreve do que se trata a lista de nomes separados por vírgulas e pontos. 




a) Substantivos que nomeiam objetos que existem em uma casa. 


b) Substantivos que indicam objetos usados por uma pessoa para realizar diferentes ações durante o dia. 


c) Verbos que indicam as ações de uma pessoa desde que acorda. 






4)Pesquise o significado da palavra circuito e explique o título escolhido para o texto.




5)Com base na leitura, responda às perguntas:


a) O personagem é um homem ou mulher? Como você concluiu isso?


b) Qual é a possível profissão dessa pessoa? Justifique:


c) Em que cidade poderia morar?


d) Se você tivesse de dar um nome ao personagem do texto, qual escolheria?


e) Este texto é do início da década de l970. De que outros recursos esse profissional poderia dispor atualmente para realizar seu trabalho? Será que a rotina dele continuaria a mesma?





6)Observando a maioria das palavras do texto e aplicando seus conhecimentos sobre classes de palavras, você as classificaria em: artigos, substantivos, adjetivos, pronomes ou verbos? Por quê?





7)O que você acha de o autor ter escolhido basicamente essa classe de palavras para construir o texto?





8)No texto aparecem os substantivos: mictório, vaso, pia. Eles fazem parte do mesmo ambiente. Você conhece outros substantivos que sejam sinônimos desses? Qual é o mais usado em sua região?




9)Pela leitura do texto, percebe-se que esse personagem possui um vício muito prejudicial à saúde. Que vício é esse? O que você teria a dizer para essa pessoa?



10) Agora é sua vez! Produza um pequeno relato usando só substantivos.





MATEMÁTICA



Conjunto dos Números Inteiros






CIÊNCIAS

 PROFª GICELI



ATIVIDADE – 7 ANO

Como você deve ter observado na atividade anterior, o planeta Terra, tem naturalmente seu aquecimento natural, sem o efeito estufa, não haveria vida no planeta.

Mas qual seria a ligação entre, efeito estufa, evolução das máquinas e revolução industrial?

1- Diante dessa pergunta, você fará um vídeo explicando a conexão desses três assuntos. Pode ser um vídeo curto, mas que seja explicativo.
Mande o vídeo no grupo da turma no whatts.


2 – Pesquisar

O que é a 4ª Revolução Industrial? E como ela deve afetar nossas vidas?



Sugestão: Documentário : INDÚSTRIA AMERICANA ( tem no netflix)

BEIJINHOS!









Arte/Professora Juliana Amaral
                                                                                               
ATIVIDADE MUSICAL


-O som dos instrumentos musicais- Como é o som? -



*Assista o vídeo e tente adivinhar qual é o som:

















Um abraço virtual!


Prof.ª Juliana




ENSINO RELIGIOSO – 71

Profº Adriana



A ECOLOGIA DA ORELHA
Emerli Schlögl

Puxa, ecologia da orelha? O que é isto? Seria tudo aquilo que nasce, cresce e morre em nossas orelhas? De certa forma sim, desde que não pensemos em coisas materiais e palpáveis. Nossas orelhas recebem muitas vozes, acolhem muitos pensamentos, ouvem muitas confissões, segredos. As palavras vêm voando como anjos e penetram em nossas orelhas rumo ao nosso cérebro e coração.
Se as palavras são vistas por poetas como se fossem anjos elas deveriam ser bastante construtivas, animadoras, cheias de vida, como os anjos bons que muitos acreditam que cuidam da vida das pessoas. [...]
 Quando dizemos palavras que entusiasmam, que valorizam o outro, estamos fazendo a ecologia da orelha, dizendo coisas que trarão paz, harmonia e felicidade para as pessoas em nossa volta. Quando fazemos o repasse da fofoca, do tipo: “Sabe o que fulano falou de você?”, vem um monte de coisa ruim, que deprecia e desanima o outro. Neste momento estamos fazendo a poluição da orelha, cabeça e coração de nosso amigo.
Ecologia da orelha é passar para frente só o que for bom, o que trouxer a alegria para os outros, aquilo que lhes estimule o amor, a autoconfiança e deixar de lado tudo aquilo que sabemos que trará tristeza, sentimentos de inferioridade e raiva. Como esta ecologia revolucionária poderá acontecer entre as pessoas de diferentes religiões? Quando nossas palavras, para as diferentes pessoas, forem de valorização e aceitação de suas crenças, buscando saber das ações boas que sua tradição religiosa pratica, acolhendo amorosamente cada um em sua própria religião, e acolhendo nosso colega que não tem religião, então estaremos fazendo a ecologia da orelha.

 ATIVIDADES

1. Faça uma lista de palavras ou expressões que podem entusiasmar as pessoas fazendo-as se sentirem mais valorizadas, respeitadas e com mais vontade de fazer o bem a todos.

2. Se você conhece alguma religião ou igreja ou participa de alguma, descreva as boas ações, que esta igreja ou religião realiza em sua comunidade para tornar as pessoas mais felizes.

3. Faça um desenho criativo ilustrando o texto.











OITAVA ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA


Good morning/afternoon/evening everybody!

Quero que copiem a explicação a seguir:

Hoje veremos o verbo ser/estar no Passado Simples.
Para fazermos esse passado, utilizamos apenas duas palavras: WAS ou WERE.
WAS significa era/estava ou foi (no sentido de ter sido algo, não de ter ido em algum lugar).
WERE significa eram/estavam/éramos/estávamos ou fomos/foram (também no sentido de ter sido algo, não de ter ido em algum lugar) e, no caso do pronome pessoal YOU (que significa você ou vocês), WERE também pode significar era/estava se a intenção da palavra YOU for dizer VOCÊ (singular).

A forma de usarmos WAS/WERE para cada pessoa é a seguinte:

I was
You were
He was
She was
It was
We were
They were

Ex.:

I was tired. (Eu estava cansada.)
You were nice. (Você era legal/ Vocês eram legais.)
She was very tall. (Ela era muito alta.)
He was cold. (Ele estava com frio.)
We were going home. (Nós estávamos indo para casa.)
They were very happy. (Eles eram muito felizes.)

OBS.: Cuidado. Não confundam a palavra WHERE (onde) com o verbo WERE (eram/estavam).

Qualquer dúvida estarei à disposição assim que possível.
Kisses, teacher Litti.













EDUCAÇÃO FÍSICA

                                   PROFESSORA MADELON




Olá turma, como estão???
Tudo certo com as brincadeiras???
Estão conseguindo realizar as tarefas???
Não esqueçam da importância de sempre que puderem façam atividades físicas no horário que puderem!!!
Nessa semana vamos treinar a pontaria???
Vamos jogar ACERTAR A CESTA, quero ver quem serão os melhores, mas para isso basta treinar bastante antes de iniciar a partida, convide toda família para participar.
Essa e fácil, você precisa ter um balde ou um pote.
Se já tiver alguma bolinha, ótimo! Caso contrário, você pode fazer uma com meia ou ate mesmo de papel!
Você precisa estipular uma distância para acertar a bolinha dentro do balde ou do pote. Poderá tentar 10 vezes, marque quantas vezes você acertou, uma vez para cada um!
Ganha quem acertar mais vezes!!!
Você também pode se quiser dificultar colocar mais baldes ou potes com distâncias diferentes e com pontuações diferentes e, claro que quanto mais longe vale mais pontos!!!
BÓRA LÁ ACERTAR TODAS...👧👦😜



               




**NÃO ESQUEÇA DE TIRAR FOTOS DAS ATIVIDADES!!!






HISTÓRIA 
 Profª Adriana


A fragmentação de um império

“O que explica esse fracasso do Império Carolíngio [...]? Em primeiro lugar, o fato de o império não ter unidade orgânica [...]. A diversidade étnica era insuficientemente soldada pela autoridade real, muita sujeita a flutuações conforme a personalidade do soberano. [...]  
Um segundo fator foi a difusão da vassalagem, por meio da qual Carlos Magno pretendeu unir a si todos os súditos importantes, num vínculo que manteria o predomínio imperial. A relação vassálica implicava, porém, a entrega por parte do soberano de terras e privilégios políticos que na verdade o enfraqueciam. [...]
Por fim, as novas invasões dos séculos IX – X contribuíram para mostrar a debilidade do sistema imperial. A rapidez dos vikings, que descendo da Escandinávia penetraram pelos rios com seus barcos leves e ágeis, não permitia a defesa por parte daquele exército difícil de ser convocado e pesado nas manobras militares.
Os muçulmanos e eslavos, ainda que menos perigosos, também contribuíram para aumentar o sentimento generalizado de insegurança. Ficava patente a impotência dos soberanos, e cada região organizava sua própria defesa, em torno da nobreza local.”

FRANCO JÚNIOR,Hilário. AIdade Média:nascimento do Ocidente.
2. ed. São Paulo: Brasiliense, 2006. p. 55-56.

1.  De acordo com o autor do texto ao lado, o Império Carolíngio fragmentou-se em razão de uma causa isolada ou de um conjunto de fatores? Justifique.

2.  Por que as relações vassálicas ajudaram a enfraquecer os governantes carolíngios?

3.  A prática da vassalagem foi estimulada por Carlos Magno, explique como aconteciam as relações de vassalagem.

4.  Represente, através de uma ilustração, uma cerimônia de vassalagem.  









SEMANA DE 25 A 29 DE MAIO

ATIVIDADES DE GEOGRAFIA 


Olá queridos .....seguimos com nossos estudos semanais com dedicação e carinho.Aquele abraço virtual bem apertado!!!!!!


Assistam o vídeo sobre as Bacias hidrográficas para logo responderem as questões que seguem.



ATIVIDADES SOBRE AS BACIAS HIDROGRÁFICAS

Resolva as atividades com o auxilio do vídeo assistido e também com os textos das aulas anteriores onde abordamos esse assunto.
            Vamos pra nossas tarefas......

1-O Brasil possui uma grande extensão de rios e inúmeros deles são chamados de perenes que são rios perenes?  (aparece no vídeo)

2-O Rio Amazonas é formado pela junção de dois rios. O rio _______________ e o rio __________________.

3-De acordo com o mapa o  Brasil possui quantas bacias hidrográficas:
a-(  ) 5             b-(  )   7              c-(   ) 12         d-(   ) 1      e-(   )10

4-Marque apenas a Bacia que o Rio São Francisco faz parte:

a-(   ) Amazonas
b-(   ) Tocantins
c-(   ) São Francisco
d-(  ) Uruguai

5-Definir um rio como:

(   ) um curso de água
(   ) Foz
(   ) Afluente
(   ) Nascente

6-Que bacia hidrográfica cujo principal rio é totalmente brasileiro?
(  ) Bacia do Leste
(   ) Bacia do Paraná
(   ) Bacia do São Francisco
(  ) NDA

7-O Rio Amazonas tem como principais afluentes os rios:
a-(   ) Rio São Francisco , Paraná e Jacundá
b-(  ) Rio Negro , Trombetas , Madeira , Tapajós, Xingú e  Japurá.
c-(  ) Rio Tocantins e Araguaia
d-(  ) Rio Pindaré , Tocantins e Itacaíunas.

8-A Bacia do Rio da Prata é formado pelos rios:
a-(  ) Rio São Francisco ,Tietê , Paraná
b-(  ) Rio Paraná , Amazonas , Madeira
c-(  ) Rio Uruguai, Paraná e Paraguai.

9- Principal rio de Santa Catarina:
(  ) Rio Jacuí
(  ) Rio Itajaí
(  ) Rio Paraná

10-A hidrografia brasileira é utilizada com fonte de energia, abriga a segunda maior usina do mundo, a maior fica na China usina de Três Garganta  .Qual é o nome  da maior usina brasileira?




ENSINO RELIGIOSO - 71

Prof° Adriana











CIÊNCIAS PROFª GICELI 25/05

ATIVIDADE – 7º ANO


Em relação as atividades anteriores, onde foi pedido pesquisa sobre o efeito estufa e aquecimento global, responda algumas questões abaixo no seu caderno.















Pense!



1) Um automóvel com motor ligado, dentro de uma garagem fechada, pode provocar a morte de uma pessoa em um período de aproximadamente 10 min. Justifique essa afirmação.



2) Explique a afirmativa: “ O efeito da atmosfera sobre a temperatura da Terra pode ser comparado ao que acontece em uma estufa de plantas”.



3) Pesquise o item abaixo:

a – O que são Clorofluorcarbonos (CFCs) e qual sua composição química?

4) Explique o ciclo do Carbono (C), Nitrogênio (N) e do Oxigênio (O). Podem fazer um desenho explicativo no caderno.

5) Como é formada a camada de Ozônio?

Bom Estudo!

Sugestão de filmes: Série THE 100 ( Netflix)




Bom estudo!










HISTÓRIA – 71



Profº Adriana



A Europa dos Feudos



A nova onda de migrações intensificou a insegurança politica e acelerou o processo de descentralização iniciado com o declínio de Roma. Os nobres passaram a julgar-se donos das terras que defendiam e administravam em nome do rei. Os camponeses e trabalhadores livres de cada região consideravam o nobre o senhor local e o único a quem deviam prestar obediência e serviços. A expansão do trabalho servil, o fortalecimento do poder dos nobres e a consagração das relações de dependência e fidelidade no meio aristocrático são algumas das características do sistema que se estruturou na Europa a partir do século IX, conhecido com Feudalismo.



1.  Com o auxílio de pesquisa, diga o que foi o Feudalismo e como foi estruturado?




O Cotidiano nas cortes medievais

“Os grandes senhores feudais eram [...] os homens mais ricos e poderosos de sua região e, com isso, cresceu o desejo de manifestar essa posição mediante o esplendor de suas cortes. [...] Na concorrência entre os governantes de territórios, elas se tornaram os locais para exibir o poder e a riqueza de seus senhores. Estes, por isso mesmo, reuniram escribas não só para finalidades administrativas mas também para redigir a crônica de suas façanhas e destino. [...] No contexto da sociedade secular, no caso daqueles que se haviam especializado escrita [...] e tinham de viver disso, fossem ou não amanuenses, o patrocínio da corte constituía o único meio de sustento.
Artistas viajavam de um castelo para outro. Se alguns eram cantores, a maioria trabalhava simplesmente como palhaços ou bufões [...]. Nessa qualidade, eram encontrados também nos castelos dos cavaleiros mais simples e menos importantes. Mas só os visitavam de passagem, pois não havia alojamento, nem interesse, e, não raro, tampouco meios de alimentá-los e remunerá-los por um longo período. Tais condições só as poucas cortes maiores podiam fornecer. [...]  Os senhores mais importantes, mais ricos – o que vale dizer, os de graduação mais alta -, podiam atrair os melhores artistas para suas cortes.”

ELIAS,Norbert.O processo civilizador. formação do Estado e civilização,
v. 2. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993. p. 72-73.

1.  Como os senhores feudais exibiam sua riqueza e o seu poder?

2.  Qual era a forma de sustento dos homens laicos que se especializavam em escrever? Que funções eles executavam?

3.  Os monges copistas exerciam funções semelhantes às dos escreventes laicos? Justifique.

4.  Como viviam os artistas na Idade Média?


v Sugestão de Filme:   Rei Arthur














NONA ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA



Hi girls (and boys too), tutupom?

Hoje continuaremos com o Passado Simples do verbo ser/estar – WAS e WERE.

Lembrem-se: WAS é singular (era/estava) e WERE é GERALMENTE plural (eram/estavam), a não ser que apareça o sujeito YOU, que significa você ou vocês. No caso do you, sempre usaremos were, mesmo que a frase seja singular.

Ex.: You were here last night.

Nessa frase podemos utilizar duas traduções: “Você estava aqui na noite passada/ontem à noite” ou “Vocês estavam aqui na noite passada/ontem à noite”.

Qualquer dúvida estarei à disposição assim que possível no Whatsapp.



Kisses, teacher Litti.












Turma 71

Arte/Professora Juliana Amaral

ATIVIDADE MUSICAL

Copiar e colar no portfólio:






Vamos cantar?!

Karaokê

-Promete/Ana Vilela-






Um abraço virtual!
Prof.ª Juliana








EDUCAÇÃO FÍSICA



                          PROFESSORA MADELON


Olá turma,tudo bem???
Como foram na aula passada...já estão bons de mira????
Pois então, essa semana vamos aprimorar essa mira e com certeza não será fácil...😉
Quero ver irá conseguir acertar a BOLA NA CAIXA !!!
Só irá precisar de bolinhas, 2 sacos plásticos e uma caixa que pode ser de papelão p acertar e fazer as 10 cestas, quem fizer as 10 primeiro ganha a partida!!!👍
Explicarei tudo no vídeo.
BÓRA LÁ ACERTAR...👦👧













OBS.: NÃO ESQUEÇAM DE TIRAR FOTOS OU FILMAR.











SEMANA DE 01 A 05 DE JUNHO:

     Esta semana não iremos postar novas atividades em nosso blog. Esta semana deverá ser usada para colocar todas as atividades em dia!
    Para aqueles alunos que, por algum motivo, não conseguiram pegar as atividades do blog (problema com a internet, sem acesso a computador, etc...) a escola estará disponibilizando a entrega impressa destes materiais. Nos dias 03, 04 e 05/06 (4ª, 5ª e 6ª feiras), das 8h30min às 11h30min, a escola estará aberta para atendê-los, fazendo a entrega dos materiais que faltam.

Obs.: Na próxima semana, marcaremos uma data para que os cadernos sejam entregues na escola para correção e acompanhamento pelos professores das atividades enviadas nestas nove semanas.


-----------------------------------------------------------------------------------





JUNHO:



SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, QUERIDOS ALUNOS:

   INFORMAMOS QUE A PARTIR DO MÊS DE JUNHO AS ATIVIDADES ESCOLARES SERÃO ENTREGUES QUINZENALMENTE, IMPRESSAS PARA TODOS OS ALUNOS.

   NOS DIAS 09 E 10/06, TERÇA-FEIRA E QUARTA-FEIRA DESTA SEMANA, FIZEMOS A ENTREGA DAS ATIVIDADES IMPRESSAS DA PRIMEIRA QUINZENA DE JUNHO, BEM COMO, RECOLHEMOS OS CADERNOS DE NOSSOS ALUNOS A FIM DE AVALIAR O QUE FOI FEITO POR ELES NESTAS NOVE SEMANAS DE AULAS POSTADAS AQUI NO BLOG.  ESTAS INFORMAÇÕES FORAM COLOCADAS NOS GRUPOS DE WHATSHAPP DAS TURMAS (DE 5º AO 9º ANOS) E TAMBÉM EM NOSSA PÁGINA OFICIAL.

   PARA AQUELES PAIS E/OU RESPONSÁVEIS QUE NÃO PUDERAM COMPARECER NA ESCOLA NOS DIAS MARCADOS, INFORMAMOS QUE NA TERÇA-FEIRA E NA QUINTA-FEIRA DA PRÓXIMA SEMANA (DIAS 16 E 18/06) A ESCOLA ESTARÁ ABERTA – DAS 8H ÀS 12H E DAS 13H30MIN ÀS 17H PARA ATENDÊ-LOS.

                                                                                                                
        A DIREÇÃO




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Turma 72A

Turma 21

Turma 51 e 52