Turma 71
JULHO
SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, QUERIDOS ALUNOS:
INFORMAMOS QUE DIA 02/07, QUINTA-FEIRA, FAREMOS A ENTREGA DAS ATIVIDADES IMPRESSAS DA 2ª QUINZENA DE JUNHO E DAS ATIVIDADES IMPRESSAS DA 1ª QUINZENA DE JULHO.
HORÁRIOS:
TURMAS DA MANHÃ (1º AO 9º ANOS) – DAS 8H30MIN ÀS 12H
TURMAS DA TARDE (1º AO 9º ANOS) – DAS 13H30MIN ÀS 17H
* Neste dia, as atividades da 1ª quinzena de Junho devem ser entregues, realizadas.
*Alunos que ainda não entregaram os cadernos para os professores corrigirem, devem trazê-los.
ATENÇÃO: A ENTRADA NA ESCOLA SÓ SERÁ PERMITIDA COM O USO DE MÁSCARA E SOMENTE UMA PESSOA POR FAMÍLIA.
A Direção
JUNHO:
SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, QUERIDOS ALUNOS:
INFORMAMOS QUE A PARTIR DO MÊS DE JUNHO AS ATIVIDADES ESCOLARES SERÃO ENTREGUES QUINZENALMENTE, IMPRESSAS PARA TODOS OS ALUNOS.
NOS DIAS 09 E 10/06, TERÇA-FEIRA E QUARTA-FEIRA DESTA SEMANA, FIZEMOS A ENTREGA DAS ATIVIDADES IMPRESSAS DA PRIMEIRA QUINZENA DE JUNHO, BEM COMO, RECOLHEMOS OS CADERNOS DE NOSSOS ALUNOS A FIM DE AVALIAR O QUE FOI FEITO POR ELES NESTAS NOVE SEMANAS DE AULAS POSTADAS AQUI NO BLOG. ESTAS INFORMAÇÕES FORAM COLOCADAS NOS GRUPOS DE WHATSHAPP DAS TURMAS (DE 5º AO 9º ANOS) E TAMBÉM EM NOSSA PÁGINA OFICIAL.
PARA AQUELES PAIS E/OU RESPONSÁVEIS QUE NÃO PUDERAM COMPARECER NA ESCOLA NOS DIAS MARCADOS, INFORMAMOS QUE NA TERÇA-FEIRA E NA QUINTA-FEIRA DA PRÓXIMA SEMANA (DIAS 16 E 18/06) A ESCOLA ESTARÁ ABERTA – DAS 8H ÀS 12H E DAS 13H30MIN ÀS 17H PARA ATENDÊ-LOS.
A DIREÇÃO
SEMANA DE 30/03 A 03/04
1- Analise as afirmativas sobre a posição geográfica do Brasil e marque V para (verdadeiro) e F para as (falsas).
5-Em que estado do Brasil está localizado o ponto mais extremo leste do país?
6-Em que estado do Brasil está localizado o ponto do extremo sul do país?
7-Em que estado do Brasil está localizado o ponto extremo do oeste do país?
Olá pessoal!
Teremos que ficar mais alguns dias afastados, desta forma solicito que copiem as atividades de matemática no caderno e as resolvam. Iremos conferir no retorno... Fiquem bem, comportem-se, respeitando a quarentena para voltarmos o mais breve possível... Beijos... Profª Tati
Queridos alunos ..., postarei atividades de História para que vocês possam fazer durante este período de isolamento social. Copiem no caderno, quem tiver como imprimir poderá fazer a impressão e colar no caderno. As correções serão realizadas quando retornarmos.
Prof° Adriana
EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora MADELON
Olá pessoal, conforme conversamos em aula, falei da necessidade de todos iniciarem um treinamento físico para entrarmos em forma e termos melhores condições para a prática de esportes...ok?!!
Então bóra lá se mexer!!!💪💪💪
Professora MADELON
*Há
alguns anos eles estiveram visitando a Escola Thomaz e fizeram um desenho para
mim:
Professora MADELON
semana do dia 20.04 a 24.04
5) Comprove as características físicas e psicológicas dos
personagens principais com exemplos do livro. ( Copie uma parte da história que
mostre as características do personagem).
8) Onde a história aconteceu? Dê exemplos do livro.
Professora MADELON
C – Vencer a opressão, seja de qual for o tipo, é um dos temas do filme. Pense nesta questão e escreva soluções para os diferentes problemas.
Atividades escolares domiciliares 5ª aula
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA
PROFESSORA MADELON
Doutrinas: Conjunto de princípios que servem de base para determinado grupo. Em outros termos ensinamentos.
Rituais: Formas de manifestação do culto. Em outras palavras são as regras e cerimônias próprias da prática de uma religião.
1) Quais os personagens do poema?
2) Que qualidades e ações humanas o autor atribui às personagens?
3) Por que a estrela não tinha namorado?
4) Quantas estrofes têm o poema?
5) E quantos versos?
6) Indique as rimas da última estrofe?
HISTÓRIA – 71
PROFESSORA MADELON
E aí turma como se saíram na semana passada???
Dançaram muito, queimaram bastante calorias???
Essa semana vamos fazer aquela brincadeira que todo mundo dá muita risada se diverte muito e que toda família pode participar.
É a famosa DANÇA DAS CADEIRAS, onde a cada rodada tem que ter uma cadeira a menos do que o número de participantes e o vencedor é aquele que ficar por último, mas precisa ter muita habilidade,concentração e rapidez para ganhar, não esqueça de usar uma música para ficar mais empolgante.
BÓRA LÁ RODEAR NAS CADEIRAS...👩👦👧
👩👩👩 FELIZ DIA DAS MÃES 👩👩👩
ATIVIDADES DE GEOGRAFIA
Olá queridas e queridos segue mais uma semana de nossos estudos ,seguimos em isolamento social para a segurança de todos , quando for a hora certa retornaremos com segurança.Beijos com carinho!!!!!!!!!
CIÊNCIAS PROFª GICELI 12/05
ATIVIDADE 1
ENSINO RELIGIOSO – 71
EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSORA MADELON
Oi turma tudo certo?!!
Se divertiram com a Dança das Cadeiras???
Essa semana vamos jogar SHISHIMA, é um jogo parecido com o Jogo da Velha, porém precisar pensar um pouco mais antes de fazer uma jogada.
Precisará antes de tudo desenhar o TABULEIRO conforme está no vídeo, após dois jogadores usarão 3 TAMPINHAS de garrafa PET da mesma cor, então é como se fosse dois times.
O jogo consiste em conseguir fazer uma linha com as suas 3 tampinhas, ganha quem fizer primeiro, mas não pode pular as casas, tem que passar de uma casa para a outra sempre usando a casa do lado ou a do meio quando estiver vazia.
Precisa prestar bastar bastante atenção para conseguir ludibriar o adversário e posso garantir que não é fácil, convide um familiar para jogar com você.
BORÁ LÁ JOGAR SHISHIMAAAAA...👧👦👀
OBS.: Tirem fotos das brincadeiras e das atividades sempre que puderem para depois no retorno das aulas podermos trocarmos idéias uns com os outros.
Atividades escolares domiciliares - 7ª aula
ATIVIDADES DE GEOGRAFIA
(Ricardo Ramos)
MATEMÁTICA



**NÃO ESQUEÇA DE TIRAR FOTOS DAS ATIVIDADES!!!
CIÊNCIAS PROFª GICELI 25/05
OBS.: NÃO ESQUEÇAM DE TIRAR FOTOS OU FILMAR.
Atividade 1 - Matemática - Semana do dia 30/03 a 03/04
Olá pessoal!
Teremos que ficar mais alguns dias afastados, desta forma solicito que copiem as atividades de matemática no caderno e as resolvam. Iremos conferir no retorno... Fiquem bem, comportem-se, respeitando a quarentena para voltarmos o mais breve possível... Beijos... Profª Tati
ATIVIDADE 1 DE LÍNGUA INGLESA
Hey guys, how are you today? Ei pessoal, como vocês estão hoje?
Vamos continuar a revisão das nossas primeiras aulas. As tarefas deverão ser realizadas no caderno (não é necessário copiar os desenhos, mas o resto das atividades tem que ser feito no caderno sim). Sugiro que numerem as imagens para que consigam realizar as atividades de forma organizada no caderno. Ex.: Imagem 1- Mulher Maravilha. Imagem 2 - Super Heróis...
Qualquer dúvida estarei à disposição no grupo da turma sempre que possível.
Kisses!
Teacher Litti.
CIÊNCIAS
MÁQUINAS SIMPLES, COMPLEXAS E TECNOLOGIAS
Alunos meus lindos! As atividades aqui serão para darmos
continuidade ao nosso conteúdo.
A partir do conceito
atual sobre máquinas simples e viagem ao mundo tecnológico, a evolução das máquinas e utensílios para facilitar o dia a dia do homem. Assim, usando menos a força física PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO. Realizem o que está sendo pedido abaixo, quem
tiver impressora pode colar as folhas no caderno, quem não tiver,
copiar as atividades.
1) FAÇA UMA LINHA
DO TEMPO COM TODOS OS ACONTECIMENTOS RELACIONADOS COM O CONTEÚDO, OS
AVANÇOS TECNOLÓGICOS DESDE AS MÁQUINAS SIMPLES ATÉ AS MAIS
COMPLEXAS.
-_________________________________________________________
PRÉ HISTÓRIA
1800 1900 2000 2010 2020
IDENTIFIQUE AS
DESCOBERTAS ENTRE ESSA LINHA DO TEMPO.
2) CONSTRUIR EM CASA
UMA ENGENHOCA QUE SERVIRÁ PARA ALGUMA UTILIDADE DO SEU DIA A DIA.
FAÇA UM ROTEIRO,
COM DADOS, MATERIAIS QUE UTILIZOU, O QUE ELA FAZ. MONTE UM ÁLBUM COM
4 FOTOS DA FASE DE CONSTRUÇÃO. PODE PEDIR AJUDA PARA OS FAMILIARES.
Atividade de Língua Portuguesa
Turma
71
Arte/Professora
Juliana Amaral
© Atividade
com materiais de sucata:
-Embalagem de presente com
caixa de leite-
Link
da atividade:
©
Escolher qualquer tipo de papel para
encapar a caixinha (jornal, papel pardo, papel de presente...) ou até mesmo
tecido.
© Também poderá ser feita sem que haja
a aba de fechamento, sendo substituída por alças como sacola.
© A ornamentação fica à critério de
cada aluno, dependendo dos materiais disponíveis em casa.
Queridos alunos ..., postarei atividades de História para que vocês possam fazer durante este período de isolamento social. Copiem no caderno, quem tiver como imprimir poderá fazer a impressão e colar no caderno. As correções serão realizadas quando retornarmos.
Prof° Adriana
Império
Bizantino
v O código de Justiniano influenciou as normas
jurídicas de muitos países, inclusive do Brasil. Leia os textos a seguir e,
depois, responda às questões.
Código de
Justiniano
·
Ninguém sofrerá
penalidade pelo que pensa.
·
Ninguém pode ser
retirado à força de sua própria casa.
·
Nada que não se
permita ao acusado deve ser permitido ao acusador.
JUSTINIANO, Código de Leis. Apud:
SÃO PAULO(Estado).
Secretaria de Educação.
Coordenadoriade Estudos e Normas
Pedagógicas. Coletâneade
documentos históricospara o 1° grau:
5° a 8° séries. São Paulo:
SE/CENP, 1979. p. 67.
Legislação
brasileira atual
Art. 5º. § VIII.
Ninguém será
privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica
ou política [...].
Art. 5º. § LV.
LV. [...] aos
acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa [...].
Art. 5º § XI.
XI. a casa é
asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento
de morador [...].
BRASIL. Constituição (1988).
Constituição da República Federativa
do Brasil. Brasília, DF: Senado,
1988. art. 5º, VIII, XI e LV.
03/constituição/constituição.htm
a)
Que
direitos os artigos do Código de Justiniano estabelecem?
b)
E
os trechos da Constituição do Brasil estabelecem quais direitos?
c)
Quais
as semelhanças entre os dois códigos de leis? Aponte quais normas do Código de
Justiniano correspondem aos trechos da legislação brasileira atual?
v Faça as contas: o Império Bizantino
teve início no século V e foi conquistado em 1453. Por cerca de quantos séculos
esse império existiu?
v Existem várias diferenças entre
católicos, muçulmanos, budistas e membros de outras religiões. Considerando
isso, o que significa tolerância religiosa para você?
Sobre
o Império Bizantino, complete o quadro:
Império Bizantino
|
|
Papel da mulher
|
|
Religiosidade
|
|
Cultura
|
|
Literatura
|
|
Educação
|
|
Arquitetura
|
EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora MADELON
Olá pessoal, conforme conversamos em aula, falei da necessidade de todos iniciarem um treinamento físico para entrarmos em forma e termos melhores condições para a prática de esportes...ok?!!
Então bóra lá se mexer!!!💪💪💪
ENSINO
RELIGIOSO / Prof° Adriana
Em
pleno século XXI, com o progresso tecnológico abrindo portas e mais portas para
o futuro, a humanidade está, de novo, diante do avanço de um inimigo antigo e
recorrente: um microrganismo capaz de se propagar rapidamente pelo planeta,
deixando um rastro de enfermidade e morte por onde passa. Originária da China,
nesta sua nova e altamente contagiosa versão, uma cepa mutante do coronavírus
da pneumonia desencadeou em dose maciça a contrapartida natural desse tipo de
ameaça: o medo do vírus.
Você sabe dizer qual a diferença entre esses conceitos?
|
|
Endemias
|
|
Epidemias
|
|
Pandemias
|
·
Pesquise sobre o novocoronavirus e relacione (cite e comente)
outras pandemias que já ocorreram na história.
SEMANA DE 06 A 10 DE ABRIL:
TIVIDADES DE GEOGRAFIA
A) OS ALUNOS DEVERÃO IMPRIMIR O MAPA DO RELEVO DO BRASIL OU CONFECCIONAR EM SEU CADERNO.
B) OS ALUNOS DEVERÃO FAZER UMA LEGENDA PARA IDENTIFICAR AS CORES .
O relevo Brasileiro
O relevo brasileiro é caracterizado por baixas e médias altitudes.As formas de relevo predominantes são os planaltos e as depressões.Ambos ocupam cerca de 95% do território, enquanto as planícies ocupam 5%.
As principais unidades de relvo que aparecem são :planalto, planície e depressão.
------------------------------------------------------------------------------------
Atividades de matemática referente a semana do dia
06/04 a 10/04
Olá alunos!
Está sendo enviando um link para assistirem um vídeo no youtube sobre FRAÇÕES.
Solicito que copiem as
atividades no caderno e as resolvam. Não esqueçam de deixar os cálculos organizados.
Quando retornarmos faremos as devidas correções. Fiquem bem! Um abraço: Profª
Tati
SEGUNDA ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA
Hey guys! What's up? Oi pessoal! Como estão?
Essa semana tentei escolher uma atividade que envolve vocabulário. FAMÍLIA!
É muito simples e vocês podem consultar o dicionário caso tenham alguma dúvida sobre os membros da família em inglês.
Se conseguirem imprimir não tem problema, se não der para imprimir vocês podem copiar no caderno.
Semana que vem colocarei a continuação desta mesma atividade okay?
Kisses, teacher Litti 😊💗
HISTÓRIA
– 71
Profª
Adriana
Atividades
1. Istambul, antiga Constantinopla, é um lugar onde há
uma mescla de elementos tradicionais e modernos, ocidentais e orientais. Devido
a essa riqueza cultural, a cidade é visitada por muitos turistas.
v Imagine que você irá viajar para Istambul. Siga o
roteiro:
·
Pesquise
informações sobre a cidade de Istambul (comidas, monumentos, museus, igrejas,
parques, etc.) na internet, em revistas, em guias turísticos,...
·
Escolha um local
que você considere historicamente importante.
·
Selecione
informações sobre esse local.
·
Elabore no
caderno uma apresentação desse local com imagens ou desenhos.
·
Crie legendas
para as imagens ou desenhos com diversas informações que expliquem a relevância
histórica delas.
2. Foi somente no século VI, durante o
governo Justiniano (527 – 565), que o Império Bizantino se tornou bem
estruturado e se expandiu. Nesse período, forças bizantinas promoveram diversas
campanhas militares e enfrentaram povos como os germanos, os persas e os
eslavos para reconquistar territórios que anteriormente haviam pertencido ao
Império Romano. Essas guerras trouxeram despesas. Era preciso pagar os soldados,
fornecer armas para o exército e garantir o abastecimento das tropas. Para
cobrir esses gastos, os governantes cobravam impostos da população.
Observando o mapa, responda:
a)
Quais
territórios foram retomados pelos bizantinos no século VI?
b)
Nessa época, em
quais continentes o Império Bizantino tinha territórios?
22ª ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESAdade de Português
Turma 71
Arte/Professora Juliana Amaral
Copie em uma folha, responda e
cole no Portfólio:
1-Quando falamos em “pintura de paisagem”, quais imagens vêm à sua
mente?
2-Observe a pintura. Quais elementos presentes nela você relaciona com a
sua ideia de pintura de paisagem?
Essa pintura é de autoria
do artista plástico brasileiro Alberto da Veiga Guignard; nela, realidade e fantasia
parecem se integrar à paisagem, e até o limite entre o céu e terra parece estar
diluído.
Mesmo que a pintura tenha
sido inspirada nas paisagens de Minas Gerais, o artista representa no quadro a
sua percepção imaginária de paisagem. Guignard organiza os elementos da pintura
de forma a despertar em quem a observa uma visão que pode remeter em um sonho ou
uma fantasia.
Copie em uma folha, responda e cole no
Portfólio:
1-
Como é a paisagem do local onde vive? Você a
conhece bem?
2-
Você mudaria algo nessa paisagem? O quê? Por quê?
CIÊNCIAS – 7ª ANOS PROFª
Giceli
COMO FOI VISTO, AS
MÁQUINAS SIMPLES E COMPLEXAS PRECISAVAM DE ENERGIA PARA SEU
FUNCIONAMENTO, A UTILIDADE DESSAS MÁQUINAS SÃO PARA DIMINUIR A
FORÇA FÍSICA DOS SERES HUMANOS .
NOSSO CORPO TAMBÉM
É UMA MÁQUINA, SENDO NECESSÁRIO ENERGIA PARA SEU FUNCIONAMENTO,
MAS DE ONDE VEM ESSA ENERGIA? AS MACROMOLÉCULAS. Lembram o que são
moléculas?
Conteúdo dado ano
passado - 6º ano.
Preencha o quadro
abaixo: ( informações podem ser pesquisadas no Google)
CARBOIDRATOS | QUEM SÃO? |
FUNÇÃO NO ORGANISMO? | EM EXCESSO CAUSA? | NA FALTA CAUSA? | QUANTAS PORÇÕES VOCÊ COME NO DIA? |
PROTEÍNAS | |||||
LIPÍDIOS | |||||
VITAMINAS | |||||
ÁGUA |
SUGESTÃO: FILME -
UMA PROVA DE AMOR - BEIJOSS
EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora MADELON
Olá pessoal, como se saíram na semana passada???
Espero que tenham conseguido fazer todos os exercícios e que estejam ansiosos para fazer muito mais...😃😃😃
Então a idéia agora é que vcs se dediquem mais um pouco, então vamos nessa???
Bóra lá se mexer!!!😊😊😊
SEMANA DE 13 A 17 DE ABRIL:
3ª AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Atividades
de matemática: Semana do dia 13 a 17/04
Olá
alunos!
Solicito que copiem e resolvam
todas as atividades no caderno, e assim que retornarmos faremos as devidas
correções. Bom trabalho e fiquem em casa!
Abraço: Profª Tati
CARTUM: Desenho humorístico.
Atividade: Desenhando um Minions
· Você vai precisar apenas de papel e lápis para
realizar esta atividade.
LinK:
CIÊNCIAS – 7ª ANOS 14/04 PROFª
Giceli
Como
podemos ver, nosso corpo necessita de ingredientes para seu
funcionamento, os alimentos que ingerimos diariamente junto com a
aguá, fazem todo esse processo acontecer. Quando não ingerimos
substâncias necessárias, nosso corpo e nosso sistema imunológico
logo responde. Vamos ver de que maneira essas respostas ficam
visíveis.
Podemos
classificar as vitaminas de acordo com a solubilidade
em hidrossolúveis ou lipossolúveis.
Vitaminas
hidrossolúveis
Nos
seres humanos encontramos 9 vitaminas
lipossolúveis:
oito tipos de vitamina B e a vitamina C.
Por
serem solúveis em água, elas são absorvidas no intestino,
utilizadas no sistema circulatório e o excesso é excretado pela
urina com maior facilidade pelo organismo e, por isso, devem estar
presente frequentemente na alimentação para reposição constante.
Vitaminas
lipossolúveis
São
aquelas vitaminas que só podem ser solubilizadas em lipídeos, ou
seja, são insolúveis em água. Dentre os 13 tipos de vitaminas
presentes nos seres humanos, quatro delas são hidrossolúveis:
vitaminas A, D, E e K.
Preencha
a tabela abaixo.
Pesquisa
pode ser feita na internet.
VITAMINAS | SOLUBILIDADE | FUNÇÕES | DEFICIÊNCIAS | EXCESSO | FONTES ALIMENTARES |
B1 | |||||
B2 | |||||
B3 | |||||
B5 | |||||
B6 | |||||
B7 | |||||
B9 | |||||
B12 | |||||
A | |||||
C | |||||
D | |||||
E | |||||
K |
SUGESTÃO:
FILME – TUDO E TODAS AS COISAS
TERCEIRA ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA
Good afternoon everybody!
Essa semana teremos a continuação da atividade da semana passada, sobre membros da família.
Quero que copiem tudo no caderno okay?
Qualquer dúvida estarei à disposição assim que possível.
Kisses, teacher Litti 😘😘😘
ENSINO RELIGIOSO – 71
Profª Adriana
O que é Riqueza e Pobreza
Um dia, um pai de família rica levou seu
filho para viajar para o interior com o firme propósito de mostrar quanto as
pessoas podem ser pobres.
Eles passaram um dia e uma noite na fazenda
de uma família muito pobre.
Quando retornaram da viagem, o pai
perguntou ao filho:
“- Como foi a viagem?”
“- Muito boa, Papai!”
“- Você viu como as pessoas podem ser pobres?”
“- Sim.” Respondeu o menino.
“- E o que você aprendeu?”, o pai
perguntou.
O filho respondeu:
“- Eu vi que nós temos um cachorro em casa,
e eles têm quatro.
Nós temos uma piscina
que alcança o meio do jardim; eles têm um riacho que não tem fim.
Nós temos uma varanda
coberta e iluminada com luz, eles têm um céu imenso com as estrelas e a lua.
Nosso quintal vai até o
portão de entrada, eles têm uma floresta inteira.”
O pequeno garoto estava acabando de
responder quando seu pai ficou estupefato pelo que o filho acrescentou:
“- Obrigado, pai, por me mostrar o quanto
nós somos pobres…”.
Disponível em:
<http://www.reflexaodevida.com.br/>
1) Perceba que o texto
se constrói por meio da oposição de pensamentos, no que se refere à definição
de riqueza e pobreza. O que o menino entendia por esses conceitos? E você como
entende a pobreza?
2) “Nós temos” e “Eles
têm” se repetem ao longo do texto na construção da oposição mencionada na
questão anterior. Identifique a que se referem os termos destacados abaixo:
Nós temos
Eles têm
HISTÓRIA – 71
Profª Adriana
1. Leia o texto a seguir, escrito por São
Gregório Magno, no século VI.
Por
toda parte nós só vemos luto, só escutamos suspiros. Roma, outrora senhora do
mundo, curva-se sob indizível dor, sob o assalto dos bárbaros, sob a ruína de
seus monumentos. Onde está o senado? Onde está o povo? As glórias do mundo
foram aniquiladas; resta apenas uma multidão miserável, exposta, todos os dias,
ao gládio dos bárbaros. Que foi feito da glória de Roma? Que foi feito do seu
orgulho? O senado desapareceu, o povo pereceu, a cidade desaba sobre si mesma.
SÃO GREGÓRIO. Homilias II, 6. In:
São Paulo,
Secretaria de Estado da Educação. Coletânea de
documentos
históricos para o 1º grau: 5º a 8° séries.
São Paulo: SE/CENP,1978. p. 69.
a) Que
acontecimentos o texto relata?
b) Como os
acontecimentos são descritos pelo autor?
c)
Pesquise
alguns dados da biografia do autor.
d) Em sua opinião,
a identidade do autor pode ter influenciado a maneira como ele descreve os
fatos?
2. Cite quais as
principais razões do fim do Império Bizantino?
EDUCAÇÃO FÍSICA
Olá pessoal, como foram de Páscoa???
Espero que sem excessos de chocolate???😱
Como foram com a aula passada, conseguiram fazer tudo??
Bom, então essa semana vamos mudar o foco e tentar relaxar.
Yoga pode até parecer um pouco monótono e parado,mas também é de grande dificuldade tanto para se equilibrar quanto para se concentrar e respirar ao mesmo tempo.
Quero ver quem vai conseguir???
BÓRA LÁ SE ESTICARRRRR!!!🙋🙆
SEMANA DE 20 A 24 DE ABRIL:
4ª aula de Geografia - Profª Carla Oliveira
semana do dia 20.04 a 24.04
Olá meus queridos , saudades , mas logo logo com certeza estaremos juntos.....
Nossa atividade desta semana está relacionada com a aula anterior , da semana passada que abordou sobre o AS FORMAS DE RELEVO E O RELEVO BRASILEIRO.
O aluno deverá fazer em uma folha de ofício uma mapa mental sobre o assunto citado acima.Esta atividade deverá ser entregue após o retorno das nossas aulas presenciais .Abaixo segue um modelo ,mas não é para o aluno fazer igual ao do exemplo.
4ª aula de Língua Portuguesa
Bom dia. Uma ótima semana a todos.
Ø
O aluno
deverá copiar e responder as questões no caderno.
Ø Escolha um dos livros da pasta de leitura
que está no blog para responder as questões abaixo:
1)Nome do livro:
2) Nome do(a) autor(a)
3) Cite os personagens principais
da história:
4) Descreva – os fisicamente e
psicologicamente.
6) Cite os personagens
secundários da história.
7) Escreva as características
físicas e psicológicas dos personagens secundários.
9) Qual a mensagem que o livro
passou para você?
10) De todos os personagens da
história, com quem você se parece mais? Comente.
11) Que outro título você daria
para o livro lido? Comente.
12) Faça um resumo da história.
Faça parágrafos pequenos. Não copie o resumo do final do livro, bem como da
internet.
Ø Colocar o título.
Ø No
resumo de livros, não devem aparecer diálogos, descrições detalhadas, cenas ou
personagens secundárias. Somente as personagens, os ambientes e a as ações mais
importantes devem ser registradas.
Ø Também
não pode aparecer diálogo no resumo.
Ø (Cuidar
o tempo de verbo no resumo: presente, pretérito ou futuro).
Turma 71
Arte/Professora Juliana Amaral
Assista ao vídeo:
Atividade:
Confeccionando tintas naturais
Misture
cola e água com um pouco de pó de café (pigmento natural). Faça isto em três
pratos pequenos. Em cada prato, acrescente um pouco mais de água para que possa
obter três tons diferentes da mesma cor.
Agora
desenhe/pinte em uma folha utilizando os três tons (cole no Portfólio).
CIÊNCIAS – 7ª ANOS PROFª
GICELI 21/04
Como
podemos ver, nosso corpo necessita de energia para seu funcionamento,
os alimentos que ingerimos diariamente são nossa fonte de energia.
Diante disso, vamos entender como acontece esse processo de
transformação de energia, afinal, o que é ENERGIA?
1)
Pesquise os conceitos das palavras abaixo:
a)
energia;
b)
calor;
c)
temperatura;
d)
sensação térmica.
Diferencie
na tabela abaixo as diferenças entre esses acontecimentos.
Sensação térmica | temperatura | calor |
2)
Prática da sensação térmica:
Material
: 3 recipientes
1.
água gelada
2.
água da torneiras
3.
água morna
Procedimentos:
a). separe a água gelada em um recipiente, a água da torneira
em outro e por último em outro recipiente a água morna.
b)
mergulhe uma mão na água gelada e na água morna, sinta por 1
minuto
c)
coloque as 2 mãos na água da torneira, por 1 minerais
Responda
:
3)
Com base nas suas sensações podemos ou não confiar em nossos
sentidos para conhecermos a temperatura da bacia que está com a água
da torneira?
4)
O que é uma escala termométrica? Quais as mais usadas? Dê o
conceito de cada uma delas e 1 exemplo de cada.
5)
Quais são as unidades para medidas de calor?
6)
O que diz os rótulos de alimentos em relação a calorias? Explique
o que é uma caloria.
7)
Fale sobre cada tipo de calor: a) calor específico, b) calor
sensível e c) calor latente.
Sugestão
de filme: O DIA DEPOIS DE AMANHÃ. beijoss!
QUARTA ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA
Good evening everyone!
Nessa semana teremos uma pequena interpretação textual, pronomes pessoais e verbo SER/ESTAR.
Qualquer dúvida estarei à disposição assim que possível.
Kisses, teacher Litti 😘
EDUCAÇÃO FÍSICA
Oii Turma, como foram na aula da semana passada???
Espero que tenham conseguido fazer todos os exercícios.
Essa semana vamos dar uma dançadinha?
Quem gosta da Dança do Passinho...pois então, vamos tentar aprender alguns passos???
Bóra lá...💃🕺
HISTÒRIA – 71
Profª Adriana
v Copie
o texto e as atividades no caderno. (pode ser impresso)
v Leia
o texto com atenção e responda as questões.
O
casamento e a Família
No Império Bizantino, a lei [...] fixava
uma idade mínima para que o casamento fosse realizado: 12 anos para as meninas
e 14 para os rapazes.
Os casamentos geralmente eram combinados
pelas famílias e é curioso perceber a presença de intermediários, agentes
matrimoniais que, mediante pagamento, conseguiam “bons partidos” às famílias
interessadas e “bons dotes” à família do noivo.
A cerimônia nupcial era solene: o noivo,
acompanhado por músicos e cantores, buscava a noiva em sua casa e dirigiam-se juntos à igreja,
com numerosos acompanhantes, sob uma chuva de rosas ou violetas. Na igreja,
após a cerimônia religiosa, os noivos eram coroados e trocavam-se as alianças.
Em seguida, noivos e convidados participavam do banquete na casa do noivo.
(onde homens e mulheres comiam em separado, para dar sorte!).
O marido era o chefe e protetor da
família [...] era ele quem deveria manter sua família. A mulher vivia
principalmente no gineceu, cuidando dos afazeres domésticos e das crianças
[...]. As mulheres das camadas populares não viviam tão reclusas. Algumas
trabalhavam fora e havia muitas atrizes, bailarinas, cantoras e flautistas. A
mais famosa dessas ‘artistas” bizantinas
foi Teodora, que se tornou imperatriz ao se casar com Justiniano.
Cláudia
Beltrão. O mundo bizantino. São Paulo: FTD, 2000. p. 48.
1. Que
nome você daria ao casamento bizantino?
2. Quais
os significados de “bons partidos” e de “bons dotes” no texto?
3. Segundo
o texto, que diferença havia entre as mulheres ricas e as pobres quanto ao modo
de vida?
4. Que
diferenças se pode estabelecer entre o papel da mulher na sociedade bizantina e
o desempenhado por ela na nossa sociedade?
v “Os
imperadores bizantinos detinham om poder político e o religioso.”
Justifique essa afirmação e represente através de uma
imagem que tenha elementos da justificativa.
ENSINO RELIGIOSO - 71
Profª Adriana
ASSISTIR O FILME “A FUGA DAS GALINHAS”.(
Duração do filme 1:47minutos)
1. Escolha e narre duas
cenas do filme assistido que mais tocaram a sua sensibilidade, aponte a emoção
que lhe proporcionaram e explique o porquê.
2. Escreva dois valores
que o sensibilizaram e provocaram reflexões em você ao assistir esse filme.
Frente a esses valores, mostre o que valeria a pena ser divulgado para seus
colegas, amigos e professores sobre o filme assistido. Justifique sua resposta.
3. Para você, como
aluno , que lições o filme o estimulou a aprender (no mínimo duas)? Justifique
sua resposta.
4. O olhar
cinematográfico pode ampliar e enriquecer o nosso olhar sobre a nossa sociedade
e sobre o processo do seu desenvolvimento. Com base no filme assistido,
ressalte:
A)Liderança (A galinha
Ginger).
B) Perseverança
(Não desistir da ideia de liberdade, sonhos, projetos).
C) Sonhos
(conquista dos objetivos).
D) O sucesso
depende de trabalho.
5- Um dos focos
do filme é o trabalho em equipe. Explore este tema, haja vista que há muitos
problemas na sociedade por falta de entrosamento.
A - A coletividade, o
ideal de liberdade e a busca por uma sociedade melhor são temas presentes em A
Fuga das Galinhas. Escreva sobre esses temas dando exemplo apresentados no
filme.
B– A
caracterização dos personagens e as suas funções na história. Compare as
diferentes personalidades apresentadas, mostrando o que há de positivo e
negativo em cada personagem.
C – Vencer a opressão, seja de qual for o tipo, é um dos temas do filme. Pense nesta questão e escreva soluções para os diferentes problemas.
SEMANA DE 27 DE ABRIL A 01 DE MAIO:
Atividades escolares domiciliares 5ª aula
Professora
|
Componente
Curricular
|
Terezinha Marques
|
Língua Portuguesa
|
Olá, estou com saudades de vocês e da nossa
vida normal. Vamos orar e ter muita fé, confiando que tudo isso vai passar logo
e estaremos todos juntos novamente.
Faça
as atividades com atenção e não se preocupe, pois tudo será corrigido e revisto
no retorno das nossas atividades escolares. Beijo no coração de todos.
1) Os sinais de pontuação foram retirados de
alguns trechos do texto abaixo . Pontue
corretamente:
A loja das linhas era uma loja que só tinha
linha . De tudo quanto é jeito e cor . Na prateleira do fundo moravam dois carretéis , que há
muito tempo estavam ali , um do lado do outro , esperando pra serem
comprados . Um era carretel de linha de
pesca ; o outro , de linha forte . As duas linhas batiam papo até não poder
mais ( )
( )
Puxa vida , ainda bem que eu nasci linha de pesca : vou viver no mar ( ) no sol ( ) pegando peixe ( ) vai ser legal ( ) Será que o meu comprador vai ter barco
( )
( )
Você queria barco a vela ou de motor (
)
( )
Motor ( ) Vai mais depressa ( ) Respinga água . Vejo mais mar ( )
A Linha Forte suspirava ( )
( )
Você que é feliz : sabe direitinho a vida que vai ter ( ) Eu não ( ) . Passo o dia pensando no quê vão me usar ( )
( )
Você queria ser usada pra quê ( )
( )
Ah! Pra costurar lona de barraca de acampamento ( ) Já pensou ( )
Viver sempre lá fora ( ) acampando aqui ( ) ali ( ) viajando pra baixo e pra cima ( ) conhecendo uma porção de lugares diferentes
( ) Que maravilha ( )
2)
Complete com viagem ou viajem:
a) Todos
estavam dispostos no começo da
..........................................................
b) É
preciso que eles .........................................imediatamente.
c) Talvez
mamãe e papai ................................................neste final de
semana.
d) Estou
entusiasmado com está ...................................... ao Norte.
3)Complete as lacunas utilizando por que, por quê, porque, porquê.
a – Não sei o ----------- de tanta euforia.
b – Você não compareceu à reunião -----------------?
c – Os caminhos ---------- percorremos são tortuosos.
d - --------------- não desiste dessa aventura maluca?
e – Voltamos ---------------- estávamos com muita saudade.
b – Você não compareceu à reunião -----------------?
c – Os caminhos ---------- percorremos são tortuosos.
d - --------------- não desiste dessa aventura maluca?
e – Voltamos ---------------- estávamos com muita saudade.
DICAS
Ø As palavras viagem e viajem existem
na língua portuguesa e estão corretas. Viagem, com g, é um
substantivo, sinônimo de jornada e deslocamento: a viagem. Viajem,
com j, é uma forma conjugada do verbo viajar: que eles viajem.
Uso dos porquês
HÁ QUATRO OCORRÊNCIAS DOS PORQUÊS:
1)
POR QUE (separado e sem acento): usado nas frases
interrogativas, diretas (no início da frase); ou indireta (no meio da frase);
sinônimo “por qual razão/motivo” ou apenas “pelo(a) qual”
Exemplos:
Por que você não vai ao cinema? (por
qual razão/motivo)
2)
POR QUÊ (separado e com acento): usado nas frases
interrogativas diretas em fim de frase ou sozinho (com ponto de interrogação
depois)
Exemplos:
Vocês
não comeram tudo? Por quê?
3)
PORQUE (junto e sem acento): sinônimo de pois, uma
vez que (…).
Exemplos:
Não
fui ao cinema porque tenho que estudar para a prova.
4)
PORQUÊ (junto e com acento): funciona como
substantivo, pode ser acompanhado de artigo, de numeral ou ir para o plural,
tem significado de “o motivo”, “a razão”. Vem acompanhado de artigo, pronome,
adjetivo ou numeral.
Exemplos:
O
porquê de não estar conversando é porque quero estar concentrada. (motivo)
Diga-me um porquê para não fazer o que devo.
Diga-me um porquê para não fazer o que devo.
--------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA
Bom dia! Que hoje seja um dia de amor e coragem.
Nossa atividade desta semana será a correção da nossa 1ª aula postada no blog.Os alunos deverão fazer a correção da atividade.Segue abaixo o GABARITO para que vocês consigam realizar a autocorreção.
1-Analise as afirmativas sobre a posição geográfica do Brasil e marque V para verdadeiro ou F para falso.
a- F
b- F
c- V
d- V
e- V
Questão 03- De norte a sul do Brasil
Questão 04- Estado de Roraima
Questão 05 - Estado de Pernambuco
Questão 06- Estado do Acre
Questão 07- Estado do Rio Grande do Sul
Turma 71
Arte/Professora Juliana Amaral
Recordando...
...PORTFÓLIO é o resultado do registro regular das experiências vividas durante as aulas e funciona como uma espécie de “memória” do percurso artístico.
· Combinamos que o nosso Portfólio seria feito preferencialmente em uma revista usada ou livro antigo. Com algumas exceções de quem já havia adquirido caderno ou pasta de folhas plásticas.
· Porém, todos devem personalizar a capa do seu Portfólio/Álbum de Registros. Lembrando que os dados de identificação serão entregues por mim (no retorno às aulas) para serem anexados na primeira página (não é na capa).
· Não é necessário a compra de materiais para ornamentar a capa do seu Álbum de Registros. Use da criatividade com os materiais que você dispõe.
· Segue abaixo dois vídeos para servir de inspiração:
· Link:
Caprichem!!!
Saudades...
Um abraço virtual!
CIÊNCIAS – 7ª ANOS
PROFª
Giceli 28/04 Beijinhos!
PROPAGAÇÃO
DE CALOR
Com base nos dados da atividade anterior,
podemos ver que o calor sempre passa do corpo de maior temperatura
para o corpo de menor temperatura. Mas como ele é transmitido? Será
que sempre deve haver contato entre os corpos envolvidos? Como o
calor do sol é transmitido do Sol para a Terra, se não há contato
entre esses astros?
Bem, existem três maneiras diferentes de
transmissão de calor de um ponto ao outro: condução, convecção e
irradiação.
1) Descreva como ocorre cada tipo de propagação
de calor na tabela abaixo e dê um exemplo para cada evento.
Condução
|
Convecção
|
Irradiação
|
2) O que leva um líquido em uma garrafa
térmica permanecer quente durante muito tempo? Explique.
3)
Faça o análise abaixo:
Observar e analisar alguns objetos comuns em
casa. Descreva como ocorre o funcionamento desses itens, peça ajuda
aos responsáveis em casa.
Material:
Luminária, ferro de passar , panela e
chuveiro.
Procedimentos
1. Examine o objeto e descreva os materiais de
que é feito.
2. Relacione as partes do objeto com o tipo de
material de que é feito e sua função.
Responda:
1) Qual a finalidade do objeto?
2) Existe relação entre o objeto e o calor?
Qual?
3) E em relação às partes do objeto, quando
ele está funcionando, existem áreas que podem ou não ser tocadas?
Justifique sua resposta.
4) Como ocorrem trocas de calor por convecção
e irradiação nesse objeto? Por que elas são importantes?
5) Como o corpo humano faz a sua regulação da
temperatura corporal? Faça uma pesquisa e explique com suas palavras
o que entendeu.
6) Como acontece o aquecimento da Terra?
Explique.
Sugestão
de filme: SAN ANDREAS
QUINTA ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA
Hi guys! How's it going? Oi pessoal! como estão as coisas?
Como tivemos pouco tempo de aula presencial, continuaremos com algumas atividades fáceis e que sei que conhecem e conseguirão realizar em casa. Hoje veremos países e nacionalidades. Prestem MUITA atenção às perguntas. Elas são semelhantes mas NÃO SÃO iguais. Será importante para as respostas.
Qualquer dúvida estarei à disposição assim que puder.
Kisses, teacher Litti 😘💓
EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSORA MADELON
Olá turma...tudo certo?!!!
Como se saíram na Dança do Passinho???
Exige bastante coordenação, se alguém não conseguiu todos os passos não se preocupem que é uma questão de treino, tudo que passo aqui não precisa necessariamente fazer somente na semana que atividade é dada, vocês podem treinar sempre...ok?!!
BÓRA LÁ DANÇAR MAIS UM POUCO...sempre memorizando e repetindo até acertar tudo, sempre com calma que tudo dará certo!!!💃🕺
HISTÓRIA – 71
Profª Adriana
Os Vikings
Os vikings, também conhecidos como
normandos, eram povos que viviam na região onde hoje se situam Dinamarca,
Suécia e Noruega. A origem do nome viking é incerta, mas é provável que o termo
escandinavo vik signifique “aquele que se aventura pelo mar”.
Os vikings praticavam a agricultura, a
caça, o artesanato, a pesca, o comércio e eram hábeis navegadores. Eles
construíram embarcações leves e rápidas, que os ajudaram a explorar uma vasta
área do Oceano Atlântico.
A partir do século IX, provavelmente
pressionados pelo aumento populacional, os vikings expandiram seus domínios e
se estabeleceram na Islândia, na Groenlândia e, por volta do ano 1000,
desembarcaram na costa da América do Norte. Mas foi na região da Normandia,
situada no norte da França, e na Inglaterra que os vikings estabeleceram um
domínio mais duradouro.
Os vikings são tradicionalmente
associados a ações violentas. Contudo, foram responsáveis por fundar muitas
cidades, principalmente onde hoje se localizam Inglaterra, Rússia e França. As
técnicas de construção naval desenvolvidas por eles e a descoberta de rotas marítimas
foram outras realizações importantes desses povos.
Ø Construa,
no caderno, uma ficha sobre os vikings.
a) Região
de origem
b) Principais
atividades que desempenharam.
c) Realizações
mas importantes.
Ø Que
mudança política estava acontecendo no século IX, na Europa Ocidental? De que
forma as invasões vikings contribuíram para que esse processo ocorresse?
Ø Complete
o quadro que sintetiza o processo de fixação dos povos germânicos na Europa
Ocidental.
A fixação dos
germânicos na Europa Ocidental
|
||
Séculos V e VI
|
A partir do
século VI
|
|
Principais
povos
|
||
Como se
estabeleceram e se organizaram
|
Ø Construa,
no caderno, uma ficha sobre os francos.
a) Onde
se estabeleceram.
b) Rei
que unificou os francos.
c) Responsável
pela administração do palácio.
d) Dinastias
que governaram o reino e o império.
e) Religião
com a qual se aliaram.
Ø A
coroação de Carlos Magno ocorreu no Natal do ano 800. Por que, na sua opinião,
o evento ocorreu nesta data?
Ensino Religioso – 71
Profª Adriana
RELIGIOSIDADE
A felicidade humana nunca é completa.
Por isso, o desejo de ser mais feliz tem levado as pessoas a procurar
completude no transcendente. Isso se chama religiosidade.
A religiosidade faz parte de todo
ser humano, independentemente de seguir ou não uma religião. Cada povo, cada cultura
tem uma forma de manifestar sua religiosidade. Ao seguir uma religião, podemos
encontrar o caminho para sermos mais bondosos, mais amigos, mais sábios, mais
felizes.
Ser religioso é conhecer um pouco
mais, a cada dia, o segredo da vida e da felicidade que se encontram naquele
ser sobrenatural, o qual chamamos de Deus, e em nós mesmos.
Mas, o que é religião? O termo
religião vem do latim religare que significa a religação do homem ao
transcendente e a si mesmo. Também chamamos de religião a crença na existência
de um ser ou seres sobrenaturais e as formas de manifestação desse tipo de
crença recebe o nome de rituais, que muitas vezes vem carregado de
ensinamentos, doutrinas. Em outros termos, a religião é um dos grandes
patrimônios universais da humanidade, assim como a inteligência e a vontade, a
linguagem e os costumes.
CORREA,
Avelino Antônio, SCHNEIDERS,Amélia. De Mãos dadas: ensino religiso: 5a série.
São Paulo: Scipione,2002. p.87 e 89 com adaptações.
Vocabulário:
Doutrinas: Conjunto de princípios que servem de base para determinado grupo. Em outros termos ensinamentos.
Rituais: Formas de manifestação do culto. Em outras palavras são as regras e cerimônias próprias da prática de uma religião.
ATIVIDADES
1- A felicidade humana
nunca é completa. Estamos sempre desejando mais e mais. Você concorda?
Explique.
2- A partir do texto
acima, responda as questões que se seguem:
A) O que você
compreendeu por religiosidade?
B) Dê um conceito para
religião.
C) O que é ser
religioso?
D) Que nome podemos
atribuir a “Deus”?
3-De acordo com o
texto, coloque V para verdadeiro e F para falso. Corrija as frases incorretas.
( ) Religião vem do latim religare.
( ) Deus pode ser chamado de
transcendente.
( ) Religião é a crença em apenas um deus.
( ) Rituais são formas de manifestação de
culto.
( ) Doutrina é o livro dos cristãos.
SEMANA DE 04 A 08 DE MAIO
Professora
|
Componente Curricular
|
Terezinha Marques
|
Língua Portuguesa
|
A poesia é como a música
e a dança: necessária à vida. Sem poesia, tudo seria mais triste, mais pesado,
mais feio, ou menos alegre, suave e belo.
A poesia pode ser para
nós o que a liberdade é para os pássaros.
Pássaro
livre
Gaiola aberta.
Aberta a janela.
O pássaro desperta,
A vida é bela.
Aberta a janela.
O pássaro desperta,
A vida é bela.
A vida é bela
A vida é boa.
A vida é boa.
Voa, pássaro, voa.
Sidônio Muralha
Responda:
1)
Título do poema:
2) Nome
do autor:
1) Como
se chama cada conjunto de linhas de um poema?
2) Como
se chama cada linha de um poema?
3)
Quantas estrofes têm o poema Pássaro livre?
4)
Quantos versos têm a segunda estrofe?
5)Identifique
as rimas do poema.
A Lua no cinema
A lua foi ao cinema,
passava um filme engraçado,
a história de uma estrela
que não tinha namorado.
Não tinha por que era apenas
uma estrela bem pequena,
dessas que, quando apagam,
ninguém vai dizer, que pena!
Era uma estrela sozinha,
ninguém olhava pra ela,
e toda luz que ela tinha
cabia numa janela.
A lua ficou tão triste
com aquela história de amor,
que até hoje a lua insiste:
- Amanheça, por favor!
Paulo
Leminski
Responda
1) Quais os personagens do poema?
2) Que qualidades e ações humanas o autor atribui às personagens?
3) Por que a estrela não tinha namorado?
4) Quantas estrofes têm o poema?
5) E quantos versos?
6) Indique as rimas da última estrofe?
Essa
obra mostra o interesse de Tarsila em retratar os acontecimentos sociais e
mostra pessoas vindas de todos os pontos do Brasil para São Paulo e Rio de
Janeiro, com o objetivo de trabalhar nas fábricas, que começavam a surgir na
época.
Os
operários são brancos, negros, mestiços, japoneses, homens e mulheres de várias
idades, todos com uma fisionomia bastante séria e colocados lado a lado, formando
a cena, observe que não há rostos iguais.
Ao
fundo, aparecem as grandes chaminés das fábricas que tanto impulsionaram o
crescimento do nosso país na primeira metade do século XX.
ATIVIDADE:
*Faça uma “releitura da obra de Arte’’ Operários. Não esqueça de
manter os principais elementos do quadro para não perder a essência da obra.
Utilize materiais diversificados (revistas, tecidos...). Cole no Portfólio.
...No próximo domingo comemoramos o Dia das Mães. Não esqueça de fazer
um cartão com muito carinho para esta pessoa especial!
Saudades meus queridos alunos! Até logo!
Prof.ª Juliana
======================================================
SEMANA DE 04 A 08 DE MAIO
ATIVIDADES DE GEOGRAFIA
Os alunos deverão pintar o mapa para identificar as Bacias Hidrográficas do Brasil.
Na próxima semana seguem mais atividades sobre este assunto.
CIÊNCIAS PROFª GICELI
ATIVIDADE
– 7 ANO
Falando
ainda em ENERGIA E CALOR.
Vimos
que a propagação de calor acontece de 3 maneiras
diferentes, condução, convecção e irradiação.
Junto a isso, vimos também, que a energia é essencial para todas as
nossas atividades diárias, seja ela mecânica ou humana. Diante de
toda a evolução da humanidade em buscar maneiras de fazer menos
esforço físico, nos levou a um crescimento e importante aumento dos
recursos tecnológicos. Temos então, que chamamos de “A
SOCIEDADE E SUAS MÁQUINAS”.
Desde que o mundo é mundo a humanidade sempre buscou respostas para
fenômenos naturais, primeiros com mitos e histórias contadas, mas
foi a civilização grega, que diante de tantos mitos, passaram a
buscar explicações racionais para os fenômenos naturais. Foram
então que perguntas relacionadas a natureza começaram a ser
respondidas, por meio do pensamento racional, assim, nasceu a
Filosofia Natural, que mais tarde se tornou a ciência como a
concebemos atualmente. Logo,
se a ciência é o retrato da necessidade humana da busca pelo
conhecimento, a história da humanidade se confunde com a história
da tecnologia. Desde o domínio do fogo até a vida hoje, com a
robótica, informática, internet, automação, lembrando que há
menos de 130 anos, nem existia rádio. Hora, é só olharmos
hoje, estamos vivenciando
uma PANDEMIA, imaginem a humanidade sem internet e celular hoje, não
tem como pensar em não ter esses meios tecnológicos certo?
Com
base na necessidade da tecnologia no nosso dia a dia, ela
têm um forte papel na nossa
vida, traz avanços muito importantes para a nossa vida, mas também
problemas, vamos avaliar a história dos combustíveis e das máquinas
que funcionam através da geração de calor, chamadas MÁQUINAS
TÉRMICAS.
Importante
- Olhar estes
vídeos
canal
futura:
https://youtu.be/KMRt3fYZNEQ
Vamos
descobrir quais os conceitos que envolvem o equilíbrio de energia.
1)
Conceitue os itens abaixo e dê um exemplo de cada item.
a)
Termodinâmica;
b)
Equilíbrio Térmico;
c)
Equilíbrio Termodinâmico;
d)
Equilíbrio Químico.
2)
Faça essa experiência prática em casa.
As
máquinas térmicas funcionam com base no
equilíbrio termodinâmico,
como por exemplo o
ar-condicionado e um aquecedor.
Do
mesmo jeito, este tipo de equilíbrio, estão presente nos fenômenos
naturais também, como veremos a seguir.
Material:
-
três frascos com tampa usados ( pode ser vidro ou plástico);
-
areia;
-
terra;
-
muda de grama ou outra planta.
Procedimentos
1.
Nos três frascos, coloque uma camada de areia no fundo e depois uma
camada de terra.
2.
em um dos frascos, plante a muda na terra.
3.
Vede com a tampa o frasco com grama, o segundo e o terceiro frascos
só com areia e terra. Deixe o terceiro frasco aberto.
4.
Posicione os frascos sob a luz solar ou de uma lâmpada, observe
por 6 dias.
Responda
as questões após suas observações da experiência.
1)
O que aconteceu com o frasco que contém a planta?
2)
O que aconteceu com o segundo frasco e o terceiro frasco?
3)
Após esses 6 dias, a temperatura dos frascos são iguais?
4)
Relacione o experimento com o efeito estufa e ao ciclo da água.
Sugestão
de Filme: O MENINO QUE DESCOBRIU O VENTO. Saudades!!
SEXTA ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA
Hello everybody!
A atividade da semana será revisão do verbo SER/ESTAR.
Estarei à disposição assim que possível.
Kisses, teacher Litti 😘💗
Profª Adriana
A Idade Média
O termo “Idade Média”, não se aplica a
todos os povos do planeta, mas apena àqueles que viviam na Europa Ocidental, no
território que fazia parte do Império Romano do Ocidente. Foi aí que se
desenvolveram uma visão de mundo e um modo de agir e de se organizar que
chamamos de “Medieval”.
Na mesma época, na América, as
civilizações pré-colombianas (Maia, Inca e Asteca) viviam seu período de maior
desenvolvimento. Porém as características, desses povos era bem diferentes
daquelas das sociedades europeias.
Na África também se desenvolviam grandes
reinos, como o de Gana e, posteriormente, o de Mali.
Na Ásia, as civilizações da China e da
Índia, além de várias outras culturas, viviam de forma bastante diferente dos
povos europeus. Nem mesmo os diversos povos e culturas da Europa e do chamado
Oriente Próximo apresentaram as mesmas características da Idade Média.
O longo período medieval, que durou
cerca de mil anos, é dividido em duas fases: a Alta Idade Média e a Baixa Idade
Média. Considera-se a Alta Idade Média o período compreendido entre os séculos
V e X. A Baixa Idade Média estende-se entre os séculos XI e XV.
Além de se referir a um período da
história europeia, a expressão Idade Média ganhou vários sentidos ao longo do
tempo.
·
O período medieval já foi representado
de forma negativa, como a “Idade das
Trevas”, uma época obscura, marcada pela intolerância da Igreja, pelo
atraso tecnológico e pelo declínio das atividades comerciais.
·
Esse período também já foi representado
de forma positiva, como uma época de fé religiosa, de reis e rainhas poderosos,
de castelos exuberantes e de nobres guerreiros.
Atualmente,
os historiadores procuram não julgar a Idade Média, mas compreender esse
período. Nesse sentido, compreender não significa perdoar, mas entender da melhor
maneira possível, a história de uma sociedade.
Atividades:
v O
termo “Idade Média” se aplica á história de todos os povos do mundo no período
que se estende do século V ao XV? Explique a sua resposta.
v Complete
o quadro com dados referentes aos germânicos:
Romanos no Império
|
Povos Germânicos
|
|
Atividades
econômicas
|
Comércio,
manufatura e agricultura, principalmente trigo, azeite e vinho.
|
|
Propriedade da
Terra
|
Propriedade
privada das terras
|
|
Organização da
sociedade e da produção
|
Grandes
proprietários que tinham suas terras cultivadas por escravos e colonos
|
|
Organização
política
|
Poder
concentrado e centralizado nas mãos do imperador.
|
v A
grandiosidade de um castelo medieval representava o poder de seu senhor. Muitos
deles foram construídos entre os séculos X e XIV.
Pesquisar como eram os castelos medievais, quem
habitava os castelos e fazer uma representação artística (no caderno, ou em
folha A4, se for em folha A4 colar no caderno) de alguns elementos comuns a
castelos medievais europeus. Exemplo: Ponte levadiça, Fosso, Calabouço, Quarto
principal, Muros de defesa, Capela, ...
ENSINO RELIGIOSO – 71
Profª Adriana
Apreciação
dos espaços sagrados, sinais do transcendente!
Há
muitas possibilidades de compreensão e de classificação dos lugares sagrados.
De maneira sintética, pode-se dizer que se dividem em: lugares construídos pelo
ser humano e lugares da natureza. Todas as casas de reza da população indígena,
igrejas dos cristãos, mesquitas islâmicas, sinagogas dos judeus, terreiros de
candomblé e umbanda e templos hinduístas, entre outros, são exemplos de lugares
sagrados construídos pela mão humana.
Muitas
vezes o traçado, a configuração física religiosa, transmite mensagens sobre o
entendimento que determinada cultura religiosa faz do culto ao transcendente e
ao sagrado. Percebe-se que este traçado de arquitetura religiosa transmite,
através de suas formas, o que está para além delas, configurando uma passagem
para que se estabeleça, religue o contato entre o mundo humano e o divino.
Também são tidas como lugares sagrados algumas cidades.
Sabe-se,
entre outros casos, que todo islâmico deve fazer o possível para, pelo menos
uma vez em sua vida, visitar a cidade sagrada de Meca. Jerusalém também se
configura nos moldes de uma cidade sagrada, como também a cidade inca,
construída com pedras, denominada Machu Picchu (Peru), entre outras.
Além
das cidades, apresentam-se como lugares sagrados construções como capelinhas,
certas casas, alguns túmulos, etc. Existem verdadeiras peregrinações a certos
túmulos, considerados como lugares privilegiados de contato entre os vivos e
uma determinada pessoa que já faleceu e que, crê-se, é capaz de agir sobre a
vida dos vivos, ajudando-os em suas dificuldades; ou, mesmo, por se tratar de
um túmulo de um ser humano que é tido como um exemplo em vida a ser seguido e,
por isso, a ser venerado, logo se tornando sagrado o monumento, a construção,
que tenta eternizar a memória dessa pessoa.
ATIVIDADE
1- Responda
de acordo com o texto e seus conhecimentos:
a) Segundo o
texto, como são classificados os lugares sagrados?
b) Cite três
lugares sagrados criados pela mão humana e, no mínimo, um lugar sagrado
natural.
c)Também são tidas como
lugares sagrados algumas cidades. Cite apenas três.
d) Segundo o texto
o que conduz uma pessoa a fazer peregrinações a certos lugares como
determinados túmulos?
e) Você conhece
algum lugar natural ou construído pelo homem em sua cidade que é considerado
sagrado? Qual ou quais?
f) Como deve agir
um fiel dentro de um templo sagrado?
EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSORA MADELON
E aí turma como se saíram na semana passada???
Dançaram muito, queimaram bastante calorias???
Essa semana vamos fazer aquela brincadeira que todo mundo dá muita risada se diverte muito e que toda família pode participar.
É a famosa DANÇA DAS CADEIRAS, onde a cada rodada tem que ter uma cadeira a menos do que o número de participantes e o vencedor é aquele que ficar por último, mas precisa ter muita habilidade,concentração e rapidez para ganhar, não esqueça de usar uma música para ficar mais empolgante.
BÓRA LÁ RODEAR NAS CADEIRAS...👩👦👧
👩👩👩 FELIZ DIA DAS MÃES 👩👩👩
--------------------------------
SEMANA DE 11 A 15 DE MAIO:
ATIVIDADES DE GEOGRAFIA
Olá queridas e queridos segue mais uma semana de nossos estudos ,seguimos em isolamento social para a segurança de todos , quando for a hora certa retornaremos com segurança.Beijos com carinho!!!!!!!!!
Turma 71
Arte/Professora Juliana Amaral
ATIVIDADE MUSICAL
-Como fazer música com um copo-
*Você vai precisar de um copo plástico.
*Tente
fazer com mais pessoas da sua família junto e observe a sonoridade!!!
*Quando
retornarmos para a escola, iremos fazer com toda turma!!!
Caprichem!!!
Saudades...
Um abraço virtual!
Prof.ª
Juliana
CIÊNCIAS PROFª GICELI 12/05
ATIVIDADE
– 7 ANO
Diante
dos dados e do conhecimento adquirido sobre calor, transferência de
calor e de energia, vamos conhecer um pouco como funciona o
aquecimento da Terra.
A
Terra é aquecida? Como?
ATIVIDADE 1
A)
Pesquisar sobre o Efeito Estufa e relate no seu caderno o que
entendeu;
B)
Faça um desenho do Efeito Estufa, seu esquema de aquecimento
natural;
c)
Relacione e escreva no seu caderno : Aquecimento global, efeito
estufa e camada de ozônio.
d)
Pesquisar em diferentes épocas, as temperaturas do ano e compará-las
nas diferentes estações do ano, representado através de gráficos
e tabelas. Utilize datas desde o início do século XX até os dias
de hoje.
Sugestão
de filme: A Colônia Saudades!
ENSINO RELIGIOSO – 71
Profª Adriana
Fábula
O Eco
v Após
escutar a fábula reflita.
Ø Qual
o ensinamento que esta fábula nos transmite?
Ø Sabemos
que, convivendo em sociedade, precisamos de alguns cuidados para que haja uma
boa convivência. Cite:
a) Três
atitudes positivas para preservar o bem-estar no seu lar, sobretudo, nesse
período de isolamento social em que estamos mais “estressados”.
b) Duas
atitudes que você considera negativas e diga se você já cometeu alguma dessas atitudes?
Ø Explique
a frase: “Na vida você só colhe o que planta”.
PROFESSORA MADELON
Oi turma tudo certo?!!
Se divertiram com a Dança das Cadeiras???
Essa semana vamos jogar SHISHIMA, é um jogo parecido com o Jogo da Velha, porém precisar pensar um pouco mais antes de fazer uma jogada.
Precisará antes de tudo desenhar o TABULEIRO conforme está no vídeo, após dois jogadores usarão 3 TAMPINHAS de garrafa PET da mesma cor, então é como se fosse dois times.
O jogo consiste em conseguir fazer uma linha com as suas 3 tampinhas, ganha quem fizer primeiro, mas não pode pular as casas, tem que passar de uma casa para a outra sempre usando a casa do lado ou a do meio quando estiver vazia.
Precisa prestar bastar bastante atenção para conseguir ludibriar o adversário e posso garantir que não é fácil, convide um familiar para jogar com você.
BORÁ LÁ JOGAR SHISHIMAAAAA...👧👦👀
OBS.: Tirem fotos das brincadeiras e das atividades sempre que puderem para depois no retorno das aulas podermos trocarmos idéias uns com os outros.
Professora | Componente Curricular |
Terezinha Marques | Língua Portuguesa |
Faça as
atividades com atenção e não se preocupe, pois tudo será corrigido e revisto no
retorno das nossas atividades escolares.
Procure assistir o vídeo com as explicações sobre o conteúdo.
https://www.youtube.com/watch?v=x3Bsaxi6sk8&list=RDCMUClBwiyVOGxy-3isgKbjbu7g&index=1
Procure assistir o vídeo com as explicações sobre o conteúdo.
https://www.youtube.com/watch?v=x3Bsaxi6sk8&list=RDCMUClBwiyVOGxy-3isgKbjbu7g&index=1
SUBSTANTIVO
Na língua portuguesa, há um grupo de palavras
que se caracterizam por dar nomes a coisas, pessoas, sensações, sentimentos,
ideias e tudo o que existe no mundo: os substantivos. Se alguma coisa não tem
nome, pode ter certeza de alguém logo vai inventar um para ela.
Substantivo -são palavras que nomeiam tanto os
seres – visíveis ou não, animados ou não – quanto ações, estados, sentimentos,
desejos, ideias.
Classificação dos substantivos
Existem diferentes tipos de substantivo. Alguns
nomeiam coisas, outros pessoas ou sentimentos. Alguns são constituídos por uma
palavra só, outros por duas ou mais palavras. No estudo gramatical da língua,
eles são classificados, isto é, organizados, de acordo com certas
características que apresentam. Assim, os substantivos classificam – se em:
Classificação do Substantivo
Classificação
|
Definição
|
Exemplos
|
Comum
|
Nome comum a todos os seres de uma mesma
espécie.
|
homem , garota , país , mar
|
Próprio
|
Nome particular de um determinado ser da
espécie.
|
Tramandaí, Rita, Grêmio
|
Concreto
|
Nome de um ser que tem existência própria, independente.
|
Jaime, casa, mar
|
Abstrato
|
Nome de um ser que depende de outro para
existir.
|
amor, medo, dor, viagem
|
Simples
|
Nome formado só por um radical.
|
peixe, espada, sol
|
Composto
|
Nome formado por dois ou mais radicais.
|
peixe – espada girassol
|
Primitivo
|
Nome que não deriva de outra palavra .
|
rosa , casa , chuva
|
Derivado
|
Nome que deriva de outra palavra.
|
roseira , chuvisco
|
Coletivo
|
Nome de um grupo, coleção, conjunto de seres
de uma mesma espécie.
|
multidão , time rebanho , cardume
|
Observação: Radical é o elemento responsável
pelo significado básico da palavra.
peix e peix
es peix inho peix
eiro
As maiúsculas
O emprego de letras maiúsculas pode variar de
acordo com a situação de comunicação ( par dar ênfase a uma ideia, por exemplo).
No entanto, há dois casos em que seu uso é obrigatório.
1) No início de frases – a frase é visualmente
demarcada pelo uso da primeira letra da primeira palavra em maiúscula.
2) Nos substantivos próprios – nome de pessoas,
de lugares, acidentes geográficos, deuses, entidades mitológicas etc. devem ser
grafados com a primeira letra maiúscula.
José, Brasil, América, África, Deus, Alá,
Atlântico.
Hífens
Nos substantivos compostos podemos observar a
presença do hífen, sinal que une as duas palavras que formam esse tipo de
substantivo.
Há vários casos na língua em que o hífen é
utilizado. Para agora, é preciso conhecer o uso do hífen nos substantivos
compostos: deve – se usar o hífen quando os elementos que formam o substantivo
guardam sua dependência fonética, ou seja, o seu “som” original, sem se mesclar
um com o outro. Por exemplo: bem – te – vi.
Quando os sons se fundem, o hífen desaparece: pontapé
Importante – um substantivo pode ter várias
classificações. Observe:
flor – primitivo, simples, comum, concreto.
Marcos – primitivo, simples, próprio, concreto.
Atividade
1) Como as aranhas fazem sua teia?
As aranhas têm 2,4 ou 6
tubinhos no abdômen, chamadas fiandeiras. Para fazer as teias, o líquido que
sai das fiandeiras endurece, adquirindo a forma de fios, como naquela máquina
que faz algodão – doce. As teias funcionam como armadilhas para os insetos, dos
quais as aranhas se alimentam.
Ø Retire
todos os substantivos empregados no texto. (12)
2) Analise cada grupo de substantivos e responda as
questões:
a) mesa,
gramado, folhas, lapiseira, vaivém, bilhete.
b) ferrovia,
dona – de – casa, passarinho, arco – íris, girassol, passatempo.
Ø Qual é o único substantivo composto mencionado no
grupo A
Ø O grupo B
contém apenas um substantivo simples. Qual?
SÉTIMA ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA
Hi guys!
Mesmo que imprimam as atividades, quero que copiem a seguinte explicação:
Hoje veremos PREPOSIÇÕES DE LUGAR: EM, NO, NA.
A maioria das Preposições de lugar tem o mesmo significado. A diferença entre elas é quando usar cada uma.
1- IN (No/Na/Dentro de algum lugar)
Essa preposição indica que você está em uma área, dentro de algum lugar e também pode ser usada antes de lugares não específicos como, bairros, cidades, países e continentes.
Exemplos:
The book is in the box
(O livro está dentro da caixa)
2- ON (No/Na/Sobre/em cima)
O on é utilizado para indicar que algo está na superfície de alguma coisa, é utilizado na famosa frase “the book is on the table” (O livro está em cima da mesa). Ela também pode ser usada em endereços para indicar rua e andar.
Exemplo:
The car Keys are on the desk
(As chaves do carro estão sobre a mesa)
3- AT (No, na, junto a(o))
Essa preposição indica um ponto, lugar, área ou endereço específico.
Exemplos:
I work at an English school
(Eu trabalho em uma escola de inglês)
4. Above (Sobre, por cima de)
There’s a beautiful sky above us
(Há um lindo céu acima de nós)
5. Behind (Atrás)
You can sit behind me
(Você pode se sentar atrás de mim)
6. Between (Entre/ No meio de)
My car is between the house and the drugstore
(Meu carro está entre a casa e a farmácia)
7. In front of (Diante de, na frente de)
Can you wait in front of my house?
(Você poderia esperar em frente da minha casa?)
8. Next to (Ao lado de)
I live next to you
(Eu moro ao seu lado)
9.Under (Abaixo, debaixo de, embaixo)
My children love to hide under the bed
(Meus filhos amam se esconder embaixo da cama)
HISTÓRIA – 71
Profª Adriana
v Hagar,
o horrível, e seu amigo Eddie Sortudo são dois simpáticos personagens Vikings
que vivem na Europa medieval. Observando a tirinha a seguir, responda ás
questões:
a) Os
dois personagens e os equipamentos que eles carregam baseiam-se em referências
relacionadas à Idade Média. Que referências são essas?
b) A
tirinha brinca com qual representação ligada à Idade Média? Você conhece
outras? Quais têm relação com a realidade? Quais são produtos da fantasia?
Os
Hunos
Você
já ouviu falar dos hunos? Sabe de onde eles eram originários? Conhece alguma
característica desse povo? Os hunos viviam na Ásia Central, mais precisamente
nas áreas próximas ao norte da Grande Muralha da China. Nessa região, eles
conseguiram conquistar muitos territórios e chegaram até mesmo a exercer certa
influência sobre o Império Chinês.
Os
hunos eram nômades e não carregavam, portanto, muitas ferramentas nem
costumavam produzir manufaturas. A maior parte desses produtos era adquirida
pelo comércio ou pelo saque. Eles também não desenvolveram uma produção
artística em metal. As roupas dos hunos eram feitas de linho ou de pele de
animais, e eles alimentavam-se do próprio rebanho que criavam e de animais
obtidos na caça.
Acredita-se
que, ao longo do tempo, os hunos dividiram em três grupos. Um permaneceu no seu
local de origem e logo foi conquistado pela tribo bárbara sienpi. O segundo
grupo se instalou no sudoeste da China, nas regiões onde o imperador chinês
Vouti havia concedido terras para ele. O terceiro grupo, por sua vez, avançou
para o ocidente.
Nas
regiões próximas ao Mar Cáspio, os hunos formaram uma importante civilização.
Por volta do século V, eles atingiram a fronteira nordeste do Império Romano,
cruzaram o Rio Reno e alcançaram a região onde hoje se localiza a França.
Nesses territórios, os hunos conquistaram muitos povos germânicos, como os
alanos e os godos. O líder responsável por essa expansão foi Átila, denominado
pelos romanos como “flagelo de Deus”. Com medo das invasões hunas, diversos
povos bárbaros migraram para as terras do Império Romano.
Para
expandir seus domínios, os hunos desenvolveram diversas táticas de guerra. A
principal delas foi o uso do arco e flecha. Esse tipo de arma foi muito eficaz
contra os exércitos inimigos, porque os arqueiros faziam um ataque em sincronia
para que as flechas atingissem, ao mesmo tempo, diversos soldados. O uso do
arco e flecha também causava um grande impacto psicológico nos inimigos, já que
eles não sabiam de onde as flechas poderiam vir.
Outra
tática militar utilizada pelos hunos foi o arqueiro montado a cavalo.
Utilizando técnicas de cavalaria altamente complexas, o arqueiro huno
demostrava toda a sua destreza no manuseio simultâneo do arco e da montaria sem
as mãos. Os soldados romanos e os germânicos que viviam nessas regiões atacadas
não tinham essa habilidade.
Devido
às táticas de guerra, os hunos foram descritos, muitas vezes, como um povo
guerreiro, muito violento e selvagem. Com a morte e Átila, em 453, e invasão de
outros povos, o Império Huno começou a se desintegrar.
v
Atividades:
a) Quem
eram os hunos? Com eles se dividiram?
b) Que
efeitos as invasões hunas provocaram na Europa? Quem foi o principal líder
dessas invasões?
c) Cite
e resuma duas características do exército huno.
=======================================================
SEMANA DO DIA 18 A 22 DE MAIO:
ATIVIDADES DE GEOGRAFIA
Atividades
escolares domiciliares 8ª aula
Professora
|
Componente
Curricular
|
Terezinha Marques
|
Língua Portuguesa
|
Circuito Fechado
Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental,
água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina,
sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo; pente. Cueca,
camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis,
documentos, caneta, chaves, lenço, relógio, maços de cigarros, caixa de
fósforos. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres,
guardanapos. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira,
cinzeiro, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, blocos de notas,
espátula, pastas, caixas de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros,
papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis,
telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes,
telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de
anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes,
xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório,
pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa,
guardanapo, xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes,
pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel,
cigarro, fósforo, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e
papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone,
caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo,
papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata.
Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos,
guardanapos. Xícaras, cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo.
Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias,
calça, cueca, pijama, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.
Atividades
sobre o texto
1) Você
acredita que o texto conta uma história? Explique.
2)O que essas palavras
do texto nomeiam?
3) Marque
a alternativa que melhor descreve do que se trata a lista de nomes separados
por vírgulas e pontos.
a) Substantivos
que nomeiam objetos que existem em uma casa.
b) Substantivos
que indicam objetos usados por uma pessoa para realizar diferentes ações
durante o dia.
c) Verbos
que indicam as ações de uma pessoa desde que acorda.
4)Pesquise o
significado da palavra circuito e explique o título escolhido para o texto.
5)Com base na
leitura, responda às perguntas:
a) O
personagem é um homem ou mulher? Como você concluiu isso?
b) Qual é a
possível profissão dessa pessoa? Justifique:
c) Em que
cidade poderia morar?
d) Se você
tivesse de dar um nome ao personagem do texto, qual escolheria?
e) Este texto
é do início da década de l970. De que outros recursos esse profissional poderia
dispor atualmente para realizar seu trabalho? Será que a rotina dele
continuaria a mesma?
6)Observando a
maioria das palavras do texto e aplicando seus conhecimentos sobre classes de
palavras, você as classificaria em: artigos, substantivos, adjetivos, pronomes
ou verbos? Por quê?
7)O que você
acha de o autor ter escolhido basicamente essa classe de palavras para
construir o texto?
8)No texto
aparecem os substantivos: mictório, vaso, pia. Eles fazem parte do mesmo
ambiente. Você conhece outros substantivos que sejam sinônimos desses? Qual é o
mais usado em sua região?
9)Pela leitura
do texto, percebe-se que esse personagem possui um vício muito prejudicial à
saúde. Que vício é esse? O que você teria a dizer para essa pessoa?
10) Agora é sua vez! Produza
um pequeno relato usando só substantivos.
Conjunto dos Números Inteiros
CIÊNCIAS
PROFª GICELI
ATIVIDADE
– 7 ANO
Como
você deve ter observado na atividade anterior, o planeta Terra, tem
naturalmente seu aquecimento natural, sem o efeito estufa, não
haveria vida no planeta.
Mas
qual seria a ligação entre, efeito estufa, evolução das máquinas
e revolução industrial?
1-
Diante dessa pergunta, você fará um vídeo explicando a conexão
desses três assuntos. Pode ser um vídeo curto, mas que seja
explicativo.
Mande
o vídeo no grupo da turma no whatts.
2
– Pesquisar
O
que é a 4ª Revolução Industrial? E como ela deve afetar nossas
vidas?
Sugestão:
Documentário : INDÚSTRIA AMERICANA ( tem no netflix)
BEIJINHOS!
Arte/Professora Juliana Amaral
ATIVIDADE MUSICAL
-O som dos instrumentos musicais- Como é o som? -
*Assista
o vídeo e tente adivinhar qual é o som:
Um abraço virtual!
Prof.ª
Juliana
ENSINO RELIGIOSO – 71
Profº Adriana
A
ECOLOGIA DA ORELHA
Emerli Schlögl
Puxa,
ecologia da orelha? O que é isto? Seria tudo aquilo que nasce, cresce e morre
em nossas orelhas? De certa forma sim, desde que não pensemos em coisas
materiais e palpáveis. Nossas orelhas recebem muitas vozes, acolhem muitos
pensamentos, ouvem muitas confissões, segredos. As palavras vêm voando como
anjos e penetram em nossas orelhas rumo ao nosso cérebro e coração.
Se
as palavras são vistas por poetas como se fossem anjos elas deveriam ser
bastante construtivas, animadoras, cheias de vida, como os anjos bons que
muitos acreditam que cuidam da vida das pessoas. [...]
Quando dizemos palavras que entusiasmam, que
valorizam o outro, estamos fazendo a ecologia da orelha, dizendo coisas que
trarão paz, harmonia e felicidade para as pessoas em nossa volta. Quando
fazemos o repasse da fofoca, do tipo: “Sabe o que fulano falou de você?”, vem
um monte de coisa ruim, que deprecia e desanima o outro. Neste momento estamos
fazendo a poluição da orelha, cabeça e coração de nosso amigo.
Ecologia
da orelha é passar para frente só o que for bom, o que trouxer a alegria para
os outros, aquilo que lhes estimule o amor, a autoconfiança e deixar de lado
tudo aquilo que sabemos que trará tristeza, sentimentos de inferioridade e
raiva. Como esta ecologia revolucionária poderá acontecer entre as pessoas de
diferentes religiões? Quando nossas palavras, para as diferentes pessoas, forem
de valorização e aceitação de suas crenças, buscando saber das ações boas que
sua tradição religiosa pratica, acolhendo amorosamente cada um em sua própria
religião, e acolhendo nosso colega que não tem religião, então estaremos
fazendo a ecologia da orelha.
ATIVIDADES
1. Faça uma lista de
palavras ou expressões que podem entusiasmar as pessoas fazendo-as se sentirem
mais valorizadas, respeitadas e com mais vontade de fazer o bem a todos.
2. Se você conhece
alguma religião ou igreja ou participa de alguma, descreva as boas ações, que
esta igreja ou religião realiza em sua comunidade para tornar as pessoas mais
felizes.
3. Faça um desenho
criativo ilustrando o texto.
OITAVA ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA
Good morning/afternoon/evening everybody!
Quero que copiem a explicação a seguir:
Hoje veremos o verbo ser/estar no Passado Simples.
Para fazermos esse passado, utilizamos apenas duas palavras: WAS ou WERE.
WAS significa era/estava ou foi (no sentido de ter sido algo, não de ter ido em algum lugar).
WERE significa eram/estavam/éramos/estávamos ou fomos/foram (também no sentido de ter sido algo, não de ter ido em algum lugar) e, no caso do pronome pessoal YOU (que significa você ou vocês), WERE também pode significar era/estava se a intenção da palavra YOU for dizer VOCÊ (singular).
A forma de usarmos WAS/WERE para cada pessoa é a seguinte:
I was
You were
He was
She was
It was
We were
They were
Ex.:
I was tired. (Eu estava cansada.)
You were nice. (Você era legal/ Vocês eram legais.)
She was very tall. (Ela era muito alta.)
He was cold. (Ele estava com frio.)
We were going home. (Nós estávamos indo para casa.)
They were very happy. (Eles eram muito felizes.)
OBS.: Cuidado. Não confundam a palavra WHERE (onde) com o verbo WERE (eram/estavam).
Qualquer dúvida estarei à disposição assim que possível.
Kisses, teacher Litti.
EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSORA MADELON
PROFESSORA MADELON
Olá turma, como estão???
Tudo certo com as brincadeiras???
Estão conseguindo realizar as tarefas???
Não esqueçam da importância de sempre que puderem façam atividades físicas no horário que puderem!!!
Nessa semana vamos treinar a pontaria???
Vamos jogar ACERTAR A CESTA, quero ver quem serão os melhores, mas para isso basta treinar bastante antes de iniciar a partida, convide toda família para participar.
Essa e fácil, você precisa ter um balde ou um pote.
Se já tiver alguma bolinha, ótimo! Caso contrário, você pode fazer uma com meia ou ate mesmo de papel!
Você precisa estipular uma distância para acertar a bolinha dentro do balde ou do pote. Poderá tentar 10 vezes, marque quantas vezes você acertou, uma vez para cada um!
Ganha quem acertar mais vezes!!!
Você também pode se quiser dificultar colocar mais baldes ou potes com distâncias diferentes e com pontuações diferentes e, claro que quanto mais longe vale mais pontos!!!
BÓRA LÁ ACERTAR TODAS...👧👦😜


**NÃO ESQUEÇA DE TIRAR FOTOS DAS ATIVIDADES!!!
HISTÓRIA
Profª Adriana
A
fragmentação de um império
“O que
explica esse fracasso do Império Carolíngio [...]? Em primeiro lugar, o fato de
o império não ter unidade orgânica [...]. A diversidade étnica era
insuficientemente soldada pela autoridade real, muita sujeita a flutuações
conforme a personalidade do soberano. [...]
Um segundo
fator foi a difusão da vassalagem, por meio da qual Carlos Magno pretendeu unir
a si todos os súditos importantes, num vínculo que manteria o predomínio
imperial. A relação vassálica implicava, porém, a entrega por parte do soberano
de terras e privilégios políticos que na verdade o enfraqueciam. [...]
Por fim, as
novas invasões dos séculos IX – X contribuíram para mostrar a debilidade do
sistema imperial. A rapidez dos vikings, que descendo da Escandinávia
penetraram pelos rios com seus barcos leves e ágeis, não permitia a defesa por
parte daquele exército difícil de ser convocado e pesado nas manobras
militares.
Os
muçulmanos e eslavos, ainda que menos perigosos, também contribuíram para
aumentar o sentimento generalizado de insegurança. Ficava patente a impotência
dos soberanos, e cada região organizava sua própria defesa, em torno da nobreza
local.”
FRANCO
JÚNIOR,Hilário. AIdade Média:nascimento do Ocidente.
2. ed. São
Paulo: Brasiliense, 2006. p. 55-56.
1. De acordo com o autor do texto ao lado, o Império Carolíngio fragmentou-se
em razão de uma causa isolada ou de um conjunto de fatores? Justifique.
2. Por que as relações vassálicas ajudaram a enfraquecer os governantes
carolíngios?
3. A prática da vassalagem foi estimulada por Carlos Magno, explique como
aconteciam as relações de vassalagem.
4. Represente, através de uma ilustração, uma cerimônia de vassalagem.
SEMANA DE 25 A 29 DE MAIO
ATIVIDADES DE GEOGRAFIA

Olá queridos .....seguimos com nossos estudos semanais com dedicação e carinho.Aquele abraço virtual bem apertado!!!!!!
ATIVIDADES DE GEOGRAFIA

Olá queridos .....seguimos com nossos estudos semanais com dedicação e carinho.Aquele abraço virtual bem apertado!!!!!!
Assistam o vídeo sobre as Bacias hidrográficas para logo responderem as questões que seguem.
ATIVIDADES SOBRE AS BACIAS HIDROGRÁFICAS
Resolva as atividades com o auxilio do vídeo assistido e também com os textos das aulas anteriores onde abordamos esse assunto.
Vamos pra nossas tarefas......
1-O Brasil possui uma grande extensão de rios e inúmeros deles são chamados de perenes que são rios perenes? (aparece no vídeo)
2-O Rio Amazonas é formado pela junção de dois rios. O rio _______________ e o rio __________________.
3-De acordo com o mapa o Brasil possui quantas bacias hidrográficas:
a-( ) 5 b-( ) 7 c-( ) 12 d-( ) 1 e-( )10
4-Marque apenas a Bacia que o Rio São Francisco faz parte:
a-( ) Amazonas
b-( ) Tocantins
c-( ) São Francisco
d-( ) Uruguai
5-Definir um rio como:
( ) um curso de água
( ) Foz
( ) Afluente
( ) Nascente
6-Que bacia hidrográfica cujo principal rio é totalmente brasileiro?
( ) Bacia do Leste
( ) Bacia do Paraná
( ) Bacia do São Francisco
( ) NDA
7-O Rio Amazonas tem como principais afluentes os rios:
a-( ) Rio São Francisco , Paraná e Jacundá
b-( ) Rio Negro , Trombetas , Madeira , Tapajós, Xingú e Japurá.
c-( ) Rio Tocantins e Araguaia
d-( ) Rio Pindaré , Tocantins e Itacaíunas.
8-A Bacia do Rio da Prata é formado pelos rios:
a-( ) Rio São Francisco ,Tietê , Paraná
b-( ) Rio Paraná , Amazonas , Madeira
c-( ) Rio Uruguai, Paraná e Paraguai.
9- Principal rio de Santa Catarina:
( ) Rio Jacuí
( ) Rio Itajaí
( ) Rio Paraná
10-A hidrografia brasileira é utilizada com fonte de energia, abriga a segunda maior usina do mundo, a maior fica na China usina de Três Garganta .Qual é o nome da maior usina brasileira?
ENSINO RELIGIOSO - 71
Prof° Adriana
CIÊNCIAS PROFª GICELI 25/05
ATIVIDADE
– 7º ANO
Em
relação as atividades anteriores, onde foi pedido pesquisa sobre o
efeito estufa e aquecimento global, responda algumas questões abaixo
no seu caderno.
Pense!
1)
Um automóvel com motor ligado, dentro de uma garagem fechada, pode
provocar a morte de uma pessoa em um período de aproximadamente 10
min. Justifique essa afirmação.
2)
Explique a afirmativa: “ O efeito da atmosfera sobre a temperatura
da Terra pode ser comparado ao que acontece em uma estufa de
plantas”.
3)
Pesquise o item abaixo:
a
– O que são Clorofluorcarbonos (CFCs) e qual sua composição
química?
4)
Explique o ciclo do Carbono (C), Nitrogênio (N) e do Oxigênio (O).
Podem fazer um desenho explicativo no caderno.
5)
Como é formada a camada de Ozônio?
Bom
Estudo!
Sugestão
de filmes: Série THE 100 ( Netflix)
Bom estudo!
HISTÓRIA – 71
Profº Adriana
A Europa dos Feudos
A nova onda de migrações intensificou a
insegurança politica e acelerou o processo de descentralização iniciado com o
declínio de Roma. Os nobres passaram a julgar-se donos das terras que defendiam
e administravam em nome do rei. Os camponeses e trabalhadores livres de cada
região consideravam o nobre o senhor local e o único a quem deviam prestar
obediência e serviços. A expansão do trabalho servil, o fortalecimento do poder
dos nobres e a consagração das relações de dependência e fidelidade no meio
aristocrático são algumas das características do sistema que se estruturou na
Europa a partir do século IX, conhecido com Feudalismo.
1. Com
o auxílio de pesquisa, diga o que foi o Feudalismo e como foi estruturado?
O Cotidiano nas cortes medievais
“Os grandes senhores feudais eram [...]
os homens mais ricos e poderosos de sua região e, com isso, cresceu o desejo de
manifestar essa posição mediante o esplendor de suas cortes. [...] Na
concorrência entre os governantes de territórios, elas se tornaram os locais
para exibir o poder e a riqueza de seus senhores. Estes, por isso mesmo,
reuniram escribas não só para finalidades administrativas mas também para
redigir a crônica de suas façanhas e destino. [...] No contexto da sociedade
secular, no caso daqueles que se haviam especializado escrita [...] e tinham de
viver disso, fossem ou não amanuenses, o patrocínio da corte constituía o único
meio de sustento.
Artistas viajavam de um castelo para
outro. Se alguns eram cantores, a maioria trabalhava simplesmente como palhaços
ou bufões [...]. Nessa qualidade, eram encontrados também nos castelos dos
cavaleiros mais simples e menos importantes. Mas só os visitavam de passagem,
pois não havia alojamento, nem interesse, e, não raro, tampouco meios de
alimentá-los e remunerá-los por um longo período. Tais condições só as poucas
cortes maiores podiam fornecer. [...] Os
senhores mais importantes, mais ricos – o que vale dizer, os de graduação mais
alta -, podiam atrair os melhores artistas para suas cortes.”
ELIAS,Norbert.O processo
civilizador. formação do Estado e civilização,
v. 2. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,
1993. p. 72-73.
1. Como
os senhores feudais exibiam sua riqueza e o seu poder?
2. Qual
era a forma de sustento dos homens laicos que se especializavam em escrever?
Que funções eles executavam?
3. Os
monges copistas exerciam funções semelhantes às dos escreventes laicos? Justifique.
4. Como
viviam os artistas na Idade Média?
v Sugestão
de Filme: Rei Arthur
NONA ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA
Hi girls (and boys too), tutupom?
Hoje continuaremos com o Passado Simples do verbo ser/estar – WAS e WERE.
Lembrem-se: WAS é singular (era/estava) e WERE é GERALMENTE plural (eram/estavam), a não ser que apareça o sujeito YOU, que significa você ou vocês. No caso do you, sempre usaremos were, mesmo que a frase seja singular.
Ex.: You were here last night.
Nessa frase podemos utilizar duas traduções: “Você estava aqui na noite passada/ontem à noite” ou “Vocês estavam aqui na noite passada/ontem à noite”.
Qualquer dúvida estarei à disposição assim que possível no Whatsapp.
Kisses, teacher Litti.
Turma 71
Arte/Professora Juliana Amaral
ATIVIDADE MUSICAL
Copiar e
colar no portfólio:
Vamos
cantar?!
Karaokê
-Promete/Ana Vilela-
Um abraço virtual!
Prof.ª
Juliana
EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSORA MADELON
PROFESSORA MADELON
Olá turma,tudo bem???
Como foram na aula passada...já estão bons de mira????
Pois então, essa semana vamos aprimorar essa mira e com certeza não será fácil...😉
Quero ver irá conseguir acertar a BOLA NA CAIXA !!!
Só irá precisar de bolinhas, 2 sacos plásticos e uma caixa que pode ser de papelão p acertar e fazer as 10 cestas, quem fizer as 10 primeiro ganha a partida!!!👍
Explicarei tudo no vídeo.
BÓRA LÁ ACERTAR...👦👧
OBS.: NÃO ESQUEÇAM DE TIRAR FOTOS OU FILMAR.
SEMANA
DE 01 A 05 DE JUNHO:
Esta semana não
iremos postar novas atividades em nosso blog. Esta semana deverá ser usada para
colocar todas as atividades em dia!
Para aqueles alunos que, por algum motivo,
não conseguiram pegar as atividades do blog (problema com a internet, sem
acesso a computador, etc...) a escola estará disponibilizando a entrega
impressa destes materiais. Nos dias 03, 04 e 05/06 (4ª,
5ª e 6ª feiras), das 8h30min às 11h30min, a
escola estará aberta para atendê-los, fazendo a entrega dos materiais que faltam.
Obs.: Na
próxima semana, marcaremos uma data para que os cadernos sejam entregues na
escola para correção e acompanhamento pelos professores das atividades enviadas
nestas nove semanas.
-----------------------------------------------------------------------------------
JUNHO:
SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, QUERIDOS ALUNOS:
INFORMAMOS QUE A PARTIR DO MÊS DE JUNHO AS ATIVIDADES ESCOLARES SERÃO ENTREGUES QUINZENALMENTE, IMPRESSAS PARA TODOS OS ALUNOS.
NOS DIAS 09 E 10/06, TERÇA-FEIRA E QUARTA-FEIRA DESTA SEMANA, FIZEMOS A ENTREGA DAS ATIVIDADES IMPRESSAS DA PRIMEIRA QUINZENA DE JUNHO, BEM COMO, RECOLHEMOS OS CADERNOS DE NOSSOS ALUNOS A FIM DE AVALIAR O QUE FOI FEITO POR ELES NESTAS NOVE SEMANAS DE AULAS POSTADAS AQUI NO BLOG. ESTAS INFORMAÇÕES FORAM COLOCADAS NOS GRUPOS DE WHATSHAPP DAS TURMAS (DE 5º AO 9º ANOS) E TAMBÉM EM NOSSA PÁGINA OFICIAL.
PARA AQUELES PAIS E/OU RESPONSÁVEIS QUE NÃO PUDERAM COMPARECER NA ESCOLA NOS DIAS MARCADOS, INFORMAMOS QUE NA TERÇA-FEIRA E NA QUINTA-FEIRA DA PRÓXIMA SEMANA (DIAS 16 E 18/06) A ESCOLA ESTARÁ ABERTA – DAS 8H ÀS 12H E DAS 13H30MIN ÀS 17H PARA ATENDÊ-LOS.
A DIREÇÃO
Comentários
Postar um comentário